Novo serviço da Clínica de Fisioterapia melhora a qualidade de vida de portadores de deficiência física.

Os pacientes do SUS de Caxias do Sul e região já contam com mais um serviço área da reabilitação física. Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, dia 3, da qual participaram as principais autoridades acadêmicas, representantes de prefeituras da região, professores e estudantes da área da Saúde e usuários do SUS, a Clínica de Fisioterapia da UCS e o Centro de Ciências da Saúde apresentaram os serviços de reabilitação física e de concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. O público-alvo deste serviço são os portadores de deficiência física, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a solenidade, também foram entregues equipamentos a pessoas portadoras de deficiência física.

Douglas Pellegrini (foto à direita), 31 anos, do município de Paraí (distante 145 km de Caxias do Sul), recebeu uma nova prótese nesta quarta-feira. "Esse novo aparelho é mais adequado e agora terei a oportunidade de fazer a reabilitação para melhor adaptação", observa o paciente, que usa prótese na perna direita há cinco anos, em decorrência de um acidente de trânsito. Ele também receberá o atendimento de reabilitação física na Clínica da Universidade.

Ligado ao Centro de Reabilitação da Clínica de Fisioterapia, o Serviço de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) realiza-se mediante convênio da UCS com a Secretaria da Saúde do Município de Caxias do Sul e abrange a população dos 48 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, sendo já uma referência para a macrorregião da Serra. Irá atender, mensalmente, a cerca de 20 pacientes. Cada um deles poderá receber até quatro equipamentos, de acordo com a sua necessidade.

O aposentado caxiense Luiz Casara (foto à esquerda), 65 anos, recebeu, há dois meses, uma cadeira de rodas, uma órtese e uma cadeira para banho. Atualmente faz duas sessões semanais de reabilitação física na Clínica de Fisioterapia. "Estou muito satisfeito com os aparelhos e com o atendimento na reabilitação. Já estou bem adaptado para as minhas atividades do dia-a-dia", destaca. Há dois anos ele sofreu um acidente e recebeu atendimento em três oportunidades no Hospital Sara Kubitschek, em Brasília. "Mas aqui não deixa nada a desejar", elogia.

"A implantação deste serviço na Universidade de Caxias do Sul agiliza o tempo de confecção dos aparelhos. Além disso, o serviço está localizado mais próximo dos municípios", observa a coordenadora do serviço, professora Cristiane Luci Weber Wittmann. Segundo ela, desde setembro, quando o serviço foi implantado, os equipamentos têm sido entregues no prazo de 30 dias e os pacientes não precisam mais procurar atendimento em outros municípios.

Atualmente, a produção de órteses, próteses e cadeiras de rodas é realizada por empresas terceirizadas. Porém, a UCS já possui uma oficina de órteses e próteses, que está em fase de estruturação e deverá confeccionar os aparelhos (com exceção de cadeiras de rodas), já no próximo ano. Para a conclusão faltam apenas 10% dos equipamentos.

Preparação e reabilitação do paciente
O atendimento na Clínica de Fisioterapia é prestado por uma equipe interdisciplinar (médico, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro e assistente social) que prepara o paciente para receber o equipamento e o orienta durante o tempo de reabilitação. "Assim como os pacientes são preparados para receber o equipamento eles também são ensinados a utilizá-lo", explica Cristiane, que também aponta um dado nacional: mais de 50% das pessoas que recebem órteses e próteses usam esses equipamentos de forma ineficaz ou os abandonam, problema que está relacionado ao fato de não receberem as orientações adequadas.

A reabilitação pode valer-se de diferentes recursos, como exercícios de cinesioterapia (no solo), hidroterapia e em equipamentos de eletrotermofototerapia (para a reabilitação em geral).

"A preparação e a reabilitação são muito importantes, pois os pacientes são ensinados a como utilizar adequadamente os aparelhos, até mesmo como colocá-los e tirá-los, para facilitar a realização de atividades normais de cada um no dia-a-dia, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida", destaca a coordenadora do serviço. O encaminhamento do paciente à Clinica de Fisioterapia deve ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Os serviços prestados pela Clínica de Fisioterapia, além de atender à comunidade, também são importante fator para a qualidade do ensino e da pesquisa que se realiza no âmbito dos cursos do Centro de Ciências da Sáude, mais especialmente no curso de Fisioterapia. Cristiane salienta que o trabalho de reabilitação é realizado pelos acadêmicos, com supervisão dos professores.

A Clínica de Fisioterapia da UCS, do Centro de Ciências da Saúde, iniciou o funcionamento em setembro de 2004. Desde então, atende ao Curso de Fisioterapia e presta serviços à comunidade por meio de convênio com o SUS. O Curso de Fisioterapia da UCS teve início em março de 2001 e já formou 106 alunos. Neste semestre, tem 473 acadêmicos matriculados

Fotos de Daiane Nardino