Estudantes participam do Projeto Rondon em Goiás.

Seis acadêmicos, selecionados pela Secretaria de Estudos e de Cooperação do Ministério da Defesa, e dois professores viajam, no dia 24 de janeiro, para o município de Posse, no interior de Goiás, onde participam de atividades do Projeto Rondon. Durante a expedição, a equipe será responsável pelo desenvolvimento de ações de cidadania e bem-estar com os moradores do município.

O grupo vem se preparando desde setembro e não esconde a ansiedade. "Vamos atuar nas comunidades de Nova Vista e Branquinho, cada uma com cinco mil habitantes, antecipa o coordenador do grupo, professor Ubirajara Klamos Maciel, que realizou uma viagem precursora ao município, no mês de novembro. O grupo de Caxias do Sul se juntará a uma turma da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (Facex) para realizar um trabalho de formação de multiplicadores e aplicação de projetos. Eles realizarão atividades nas áreas da Cultura, Direitos Humanos, Justiça e Saúde. Entre as ações destacam-se a capacitação de educadores do ensino fundamental sobre a prática de atividades físicas; a atuação como agentes em saúde da família, no esclarecimento de dúvidas sobre doenças e hábitos de higiene.

Na foto, o grupo que viaja para Goiás: Cassiano Marchett (estudante de Biologia), Ivana Giazzon (estudante de Farmácia), Letícia Trubian (estudante de Educação Física), Maria Helena Calcagnoto (docente do Centro das Ciências da Saúde), Luan de Medeiros (estudante de Educação Física), Ubirajara Klamos Maciel (docente do Centro das Ciências da Saúde), Camila Wächter (estudante de Pedagogia) e Heloísa Teles (estudante de Serviço Social).

O grupo é multidisciplinar. Eles sabem que atuando juntos, de forma cooperativa, poderão contribuir mais efetivamente para melhorar as condições de vida daquela população. Na bagagem, eles reúnem idéias práticas e criativas que poderão ser aproveitadas pela comunidade, entre elas: a criação de uma horta hidropônica com materiais alternativos, o plantio e utilização de chás e ervas medicinais; e as bases para a formação de um clube de mães ou uma associação de moradores.

O projeto
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo a integração social. Desde que foi criado, em 11 de julho de 1967, o Projeto vem envolvendo atividades voluntárias de universitários, buscando aproximá-los da realidade do país e motivá-los a contribuir para o desenvolvimento de comunidades mais carentes.

Foto: Daiane Nardino