UCS participa da rede gaúcha que teve projeto aprovado no edital Pró-Inova da FINEP.

O Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT-UCS) informa que o projeto apresentado pela rede formada por nove IES gaúchas (PUC-RS, UFRGS, UCS, UFSM, FEEVALE, UNIJUI, UPF, UFPEL e UNISC) ao edital Pro-Inova da FINEP foi contemplado com recursos aproximados de 1,6 milhões de reais. Os recursos serão utilizados pelas instituições no fomento à capacitação do corpo técnicos dos NITS - Núcleos de Inovação Tecnológica (ETTs) e de procuradorias no que tange à propriedade intelectual e capacitação em transferência de tecnologia. Também foi aprovado o valor de 630 mil reais em bolsas do CNPq.

O projeto submetido à Finep prevê a "implantação de uma rede de NITs de universidades públicas e privadas, no RS, visando disseminar a cultura da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia e criar melhores condições para a capacitação de recursos humanos qualificados para estas áreas especificas". Especificamente, ele também se propõe a:
Capacitar recursos humanos, por meio da participação de gestores de NITs em cursos e eventos nacionais e internacionais, visando a aquisição de conhecimento e o intercâmbio de experiências; os NITS
Promover a realização de cursos, seminários e outras atividades, envolvendo a comunidade local e regional;
Promover o treinamento profissional dos gestores de NITs, por meio de visitas e missões técnicas a instituições congêneres do país e do exterior;
Definir metodologia compatível com o Portal Inovação para identificação das competências nas instituições parceiras, visando ao atendimento de demandas tecnológicas da sociedade.