1ª Jornada de Turismo da Serra Gaúcha: principais resultados.

A 1ª Jornada de Integração do Turismo da Serra Gaúcha, realizada na UCS, no dia 23 de abri, foi "muito bem sucedida", segundo a avaliação de seus organizadores. Ela reuniu aproximadamente 150 representantes de órgãos e lideranças regionais, que discutirem as possibilidades de desenvolver o setor turístico na região. Estavam presentes os secretários municipal e estadual de turismo, Jaison Barbosa e José Heitor Gularte, e o coordenador-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch.

Durante as discussões foram definidos cinco pontos-chave para a melhoria da atividade turística na Serra Gaúcha. São eles:
Organizar e fortalecer as instâncias microrregionais (Uva e Vinho, Hortênsias e Campos de Cima da Serra), concomitantemente à articulação da governança macrorregional da Serra Gaúcha.
Institucionalizar o Observatório de Turismo e Cultura (Observatur) como articulador e facilitador dos planos de ações.
Implementar um fórum regional permanente das entidades e organizações realizadoras da jornada.
Desenvolver programas de capacitação e de qualificação profissional do turismo, tanto do setor público quanto da iniciativa privada.
Definir a delimitação territorial de governança regional da Serra Gaúcha.

A Universidade de Caxias do Sul oferece o curso de graduação em Turismo, nas unidades de Bento Gonçalves e Canela, e o Programa de Pós-Graduação em Turismo, com o curso de Mestrado, oferecido no Campus Universitário de Caxias do Sul.