Seminário avalia e propõe novos desafios para o Programa de Redes de Cooperação.

Representantes do governo do Estado, da Universidade e integrantes das empresas da Serra Gaúcha que integram o Programa de Redes de Cooperação participaram, na noite da última quinta-feira, dia 7, de um seminário de avaliação dos resultados do Programa. Na ocasião, o professor do Centro de Ciências da Administração, Paulo Fernando Pinto Barcellos, falou aos presentes sobre "a importância da percepção dos clientes para a estratégia de comunicação" (foto à direita).

Implantado no Rio Grande do Sul em 2000, no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais - SEDAI, o Programa de Redes de Cooperação é operacionalizado regionalmente de forma articulada com as Universidades. Somente na região de abrangência da UCS, o Programa já fomentou a criação de 27 redes, beneficiando 400 empresas, responsáveis por cerca de 5,7 mil empregos. Atualmente, funcionam no RS 220 redes, envolvendo 5,6 mil empresas, 100 consultores e mais de 61 mil postos de trabalho diretos, o que dá uma média de 6,6 mil postos de trabalho por milhão de reais investido pelo governo do Estado. O faturamento conjunto das empresas chega a R$ 5 bilhões por ano.

Elogios
Os resultados de nove anos de trabalho da Universidade de Caxias do Sul no acompanhamento da criação e consolidação das redes na sua região de abrangência foram apresentados pela professora Jucelda de Lourdes Gonzatto Peretti, supervisora do Programa na UCS.

A técnica da SEDAI, Ana Luíza Cardoso (na foto, ao lado do pró-reitor de Extensão, Alexandre Viecelli e de Gelson Marcon, coordenador do Orçamento Comunitário de Caxias do Sul), elogiou o trabalho desenvolvido e disse que o programa deve ser mantido com o desafio de se aproximar ainda mais dos micro e pequenos empresários. "Temos uma ferramenta para o desenvolvimento, por isso é preciso perseverar e agregar novas competências". O pró-reitor de Extensão, professor Alexandre Viecelli, ressaltou a importância das Redes de Cooperação, especialmente neste momento de crise. "As empresas que fazem parte do programa não estão sozinhas e isso lhes dá mais tranquilidade para enfrentar as dificuldades".

A professora Jucelda (foto à direita) explica que cabe à Universidade orientar as ações de prospecção de mercado, de concepção das redes e do planejamento estratégico dos grupos, além de acompanhar o trabalho das redes já consolidadas. O compromisso da Universidade com a qualificação das empresas envolvidas nas redes é traduzido na articulação do programa com cursos de graduação e pós-graduação e extensão. Outra participação importante da Universidade no processo de consolidação do programa é a realização de pesquisas sobre o tema no Mestrado de Administração e a articulação com o Programa de Extensão Empresarial, que também tem o objetivo de ajudar às micro e pequenas empresas a se desenvolverem gerando emprego e renda.