Laboratório de Prototipagem Rápida já está em operação.

Um novo laboratório, implantado em abril, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, permitirá o desenvolvimento, em apenas algumas horas, de protótipos que levariam dias para serem finalizados. O Laboratório de Prototipagem Rápida foi criado com recursos obtidos através do Edital PROMOVE Laboratórios de Inovação, da FINEP, na área de inovação de produtos.

Equipado com uma impressora tridimensional (3D printing), o novo laboratório contribuirá para qualificar as atividades de ensino e pesquisa, de cursos de graduação - engenharias e design de produto - e de pós-graduação. Além disso, possibilitará à Universidade ampliar sua oferta de serviços especializados ao setor industrial. "As aulas, antes focadas na teoria, agora poderão ser desenvolvidas na prática, assim como poderemos desenvolver protótipos para as empresas que estiverem desenvolvendo novos produtos", explica o coordenador do laboratório, professor Carlos Costa. O laboratório já está sendo utilizado em algumas disciplinas dos cursos de engenharia.

Múltipla Aplicação

Com capacidade para operar 24 horas por dia, o equipamento, uma impressora Objet, modelo Eden 350v, é capaz de reproduzir qualquer objeto em resina, a partir de modelos geométricos de sistemas CAD, sem a necessidade de serem usinados, o que dispenderia mais tempo e elevaria os custos de produção. Essa tecnologia, segundo o coordenador Carlos Costa, pode ser empregada também na medicina, na construção de próteses, e na ortodontia, na confecção de moldes. "É possível importar o arquivo de uma tomografia e transferi-lo para a impressora que reproduz o molde em 3 D", explica Costa.