Cultura da paz e da não-violência é o tema central do Fórum de Licenciaturas.

Professores, gestores e estudantes dos cursos de Licenciatura discutem, até sexta-feira, dia 5, durante o Fórum de Licenciaturas 2009, como fazer do projeto pedagógico também um instrumento promotor de uma cultura de paz e de não-violência na sociedade.

Segundo seus organizadores, a proposta do Fórum, que se realiza no Campus Universitário de Caxias do Sul, é fomentar a discussão e socialização de resultados de estudos e pesquisas sobre temas que venham a contribuir para complementar a formação dos futuros professores da Educação Básica, com destaque para o compromisso em relação à construção do bem-estar social e de uma cultura de paz.

Durante a semana serão realizadas mesas-redondas, oficinas em diferentes áreas de ensino e atividades específicas para cada uma das Licenciaturas. O encontro é direcionado aos acadêmicos da Universidade, mas segundo a coordenadora do evento, professora Siloe Pereira, também está aberto à participação da comunidade devido ao interesse do tema. "É uma preocupação de toda a sociedade e os futuros professores precisam estar atentos e preparados para trabalhar para a formação de uma cultura de não-violência", explica. A escolha do tema, afirma Siloe, é um reflexo do cenário de violência vivido nas escolas. "É importante porque nossos acadêmicos estão em formação e precisam se preparar, mas também é consequência do momento". A professora salienta que o Fórum é uma das ações que a Universidade vem realizando para destacar a importância das licenciaturas na formação da sociedade. Na abertura do evento, no último sábado, dia 30, foi formado um grupo de gestores que discutirá mudanças nos currículos das Licenciaturas que levem a uma maior qualificação dos cursos.