Pesquisadores do Projeto Lagoas Costeiras apresentam três publicações de caráter didático-científico.

Os pesquisadores do projeto Gestão Sustentável das Lagoas Costeiras do Litoral Médio e Sul do Estado do Rio Grande do Sul, liderado pelo professor Dr. Alois Schäfer, com a participação de 34 pesquisadores e 10 estudantes de graduação de diversas áreas do conhecimento (Biologia, Ecologia, Agronomia, Biogeografia, Geologia, Engenharia Química, Economia e Turismo), apresentaram no dia 1º de junho, durante a sessão de abertura da Semana do Meio Ambiente da UCS, as três publicações resultantes das atividades desenvolvidas, nos últimos dois anos, com a população e os gestores dos municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar.

O projeto foi desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul em parceria com a Embrapa Clima Temperado e o apoio das prefeituras das quatro cidades localizadas na área de abrangência do projeto, com recursos provenientes do Programa Petrobras Ambiental - 2ª edição .

Todas as atividades realizadas ao longo de dois anos foram voltadas para o desenvolvimento e implantação de um projeto de gestão integrada e de uso racional dos recursos hídricos com o objetivo proteger e preservar as lagoas costeiras do litoral médio e sul do Rio Grande do Sul.

Registro e socialização do conhecimento

As publicações serão entregues, ainda no mês de junho, às comunidades que participaram do projeto e poderão ser usadas como ferramentas para uma mudança de atitude no uso da água e subsidiarão a gestão sustentada dos recursos hídricos, beneficiando uma população aproximada de 73 mil pessoas.

Manual de Gestão dos Recursos Hídricos - Direcionado aos gestores e à população da região estudada, a obra contribui para o processo de conscientização da sociedade local sobre a importância da alteração de padrões e hábitos acerca do consumo de água, estimulando atitudes ambientalmente responsáveis e conscientes, dando suporte aos gestores na tomada de decisões a respeito da conservação dos recursos hídricos nessa região. Organizadoras: Adriana Bianche e Camila Marcheto.

Atlas Socioambiental - Produção inédita e pioneira, reúne dados ambientais, culturais e socioeconômicos da região estudada. Tem como suporte mapas temáticos, imagens de satélite, gráficos, ilustrações, fotografias e textos, constituindo-se em um instrumento de fácil compreensão. Contibui para a divulgação da região e pode servir à qualificação da gestão ambiental na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Organizadora: Renata Pereira.

Fundamentos Ecológicos para Educação Ambiental - Livro destinado a professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, bem como a todos os multiplicadores ambientais. Com foco nos recursos hídricos disponíveis na Região do Litoral Médio e Sul do Rio Grande do Sul, pode ser utilizado como instrumento de apoio pedagógico de cunho transdisciplinar. Abrange o ecossistema costeiro médio e sul do Rio Grande do Sul, de forma contextualizada, trazendo ainda informações técnicas sobre a região. Autores: Graziela Troiam Beltrame e Samuri Volpatto.

Nas fotos de Daiane Nardino, o coordenador do projeto, Dr.Alois Schäfer (à esquerda) e parte da equipe de pesquisadores que realizou o projeto apresentam o resultado de dois anos de trabalho.