Centro de Filosofia e Educação organiza evento para discutir a avaliação.

Professores do Centro de Filosofia e Educação – Curso de Pedagogia e Observatório de Educação, Infâncias e Juventudes – preparam o encontro Labirintos da Avaliação, que pretende mobilizar a comunidade acadêmica e educacional da Serra Gaúcha para discutir o tema da avaliação. O encontro será no dia 27 de junho, a partir das 8h30min no auditório do Bloco H, na Cidade Universitária. Podem participar todas as pessoas envolvidas no contexto da educação escolar e não-escolar e que tenham interesse na temática da avaliação, ensino e políticas públicas.

Duas palestras motivarão os debates. Às 8h30min, a professora Raquel Mafessoni, da Secretaria Municipal da Educação, falará sobre "Políticas Públicas e Avaliação Externa". Às 9h30min, a professora Sônia Matos, do CEFE, falará sobre "Micropolíticas na Avaliação".

A professora Sonia Matos explica que discutir a avaliação é do interesse de todas as pessoas que pensam a educação. "O Ministério de Educação está fazendo uma gestão voltada para avaliação e, práticas como o Enem, o ENADE, a Prova Brasil e a Provinha Brasil, entre outras, precisam ser pensadas, analisadas e compartilhadas entre a comunidade acadêmica e educacional". Ao ser questionada sobre a denominação que foi dada ao evento, ela esclarece: "ao planejar o encontro, nos inspiramos na analogia labiríntica, pois essa ideia nos remete a um conjunto de percursos engendrados e criados com a intenção de desorientar quem os percorre. Há muitas formas de utilizar essa analogia, pensamos em explorá-la num sentido de multiplicidade de percursos de análise que envolvem a temática da avaliação".