Pesquisa e Desenvolvimento: lançada a seção Caxias do Sul do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

Lançada em evento na UCS, a seção caxiense do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies vai promover avanços científicos e tecnológicos, atuando em colaboração com o setor produtivo e com os melhores grupos de pesquisa do país.

Na tarde do dia 24 de junho, no Bloco V da Cidade Universitária, foi lançada a seção Caxias do Sul do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies (INES) em evento que contou com a participação de autoridades acadêmicas e lideranças do setor empresarial da região. O INES é um instituto dedicado à pesquisa e desenvolvimento em engenharia de superfícies e está presente em cinco estados brasileiros, reunindo e articulando os melhores recursos humanos e de infraestrutura na área.

"A inauguração desta seção é resultado do esforço entusiasmado de um grupo de acadêmicos da UCS, liderado pelo professor Israel", destacou o professor Zorzi no evento. O professor Israel Baumvol, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais, é o coordenador nacional do instituto.

Sediada na UCS, a seção caxiense foi construída em estreita colaboração com a CIC Caxias e seus sindicatos. Consolidando essa colaboração, foi assinado no evento um convênio entre a UCS e a CIC para implantação da infraestrutura física do INES – Caxias do Sul, por meio da compra de equipamentos e insumos para pesquisa.

Pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Superfícies e Tratamentos Térmicos (LESTT) operando o ion plating - equipamento de revestimentos protetores e decorativos.

O INES propõe uma estreita colaboração entre seus vários grupos de pesquisa entre si e com os sistemas produtivos para desenvolver soluções para a indústria, formar recursos humanos, promover avanços científicos e tecnológicos e divulgar a engenharia de superfícies.

Criado no início deste ano a partir da sua aprovação pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) como Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, o INES reúne instituições como a USP, Unicamp, UFRGS, PUC-RJ, UFRN e INPE, entre outras, além da própria UCS.

Técnico coloca amostras no microscópio do Laboratório de Microscopia Eletrônica.

"Os laboratórios da seção Caxias têm uma capacidade diferenciada de análise no cenário nacional na área de tratamentos de superfícies, que complementa, por exemplo, a capacidade da USP em caracterização tribológica de materiais", destacou no evento o coordenador da seção São Paulo do INES, professor Amilton Sinatora. O reitor da universidade, professor Isidoro Zorzi, destacou a colaboração com as empresas. "O instituto será uma iniciativa muito importante para dialogar em pé de igualdade com o setor produtivo, indo além das palavras, à troca de ações efetivas", disse o reitor.

No lançamento, o professor Israel conduziu os cerca de 20 convidados numa visita aos laboratórios participantes do instituto, que incluiu demonstração de equipamentos para uso acadêmico e de grande interesse para diversos setores da indústria regional. "A nossa equipe é responsável pelo projeto e construção de boa parte dos equipamentos", disse o coordenador. "Dessa maneira, além de economizarmos recursos, desenvolvemos capacidade tecnológica", completou.

Empreendedores da Plasmar Tecnologia operando a nitretadora por plasma.

O evento terminou com a inauguração da Plasmar, empresa incubada na Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul (ITEC) e membro do INES. Nascida de um projeto de pesquisa da UCS, a Plasmar começa a oferecer serviços de nitretação por plasma para aumentar a vida útil de peças metálicas com um equipamento inédito do Rio Grande do Sul, desenvolvido pela equipe da empresa.

O INES na web
Website no portal do CNPq: informação institucional sobre o INES.

Blog do INES: comentários, opiniões, debate, dicas sobre engenharia de superfícies (ciência, tecnologia, indústria e políticas públicas)

Slideshare do INES: apresentações sobre engenharia de superfícies em geral e do INES em particular.

Fotos: Daiane Nardino