Trabalho de acadêmica de Ciências Biológicas é destaque em evento estadual de iniciação científica.

A acadêmica de Ciências Biológicas, Aline Correa Mazzoni, participou da V Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente - realizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental "Henrique Luís Rossler" e Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, entre os dias 16 e 19 de junho, em Porto Alegre. Seu trabalho intitulado "Fatores determinantes da distribuição de macroinvertebrados bentônicos em lagoas costeiras do Litoral Médio e Sul do Rio Grande do Sul", realizado sob a orientação dos professores Rosane Lanzer e Alois Schäfer, foi selecionado como o melhor trabalho da Sessão Zoologia II/Ecologia II. No ano passado, o trabalho de iniciação científica da acadêmica também foi destaque no Salão de Iniciação Científica da UFRGS. "Entrei no curso de Ciências Biológicas porque queria trabalhar com zoologia e pesquisar grandes animais, mas conheci os macroinvertebrados e percebi que era o que realmente eu queria". Aline conclui sua graduação no final do ano, mas não pretende largar as atividades de pesquisa, prosseguir com o mestrado já faz parte dos seus planos.

Na foto, Aline aparece em primeiro plano

Projeto LACOS
O trabalho da acadêmica faz parte do Projeto LACOS - Gestão Sustentável das Lagoas Costeiras do Litoral Médio e Sul do Estado do Rio Grande do Sul, liderado pelo professor Dr. Alois Schäfer e realizado com a participação de 34 pesquisadores e 10 estudantes de graduação de diversas áreas do conhecimento (Biologia, Ecologia, Agronomia, Biogeografia, Geologia, Engenharia Química, Economia e Turismo).

Patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental - 2ª Edição, o projeto LACOS foi desenvolvido pela UCS em parceria com a Embrapa Clima Temperado e o apoio das prefeituras das cidades de quatro municípios gaúchos: Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar. Ao longo de dois anos, os pesquisadores desenvolveram estudos e atividades extensionistas com as comunidades locais, com a finalidade de levantar, avaliar e socializar informações e ferramentas para o uso sustentável dos recursos hídricos daquela região. Como resultado final das atividades do projeto, os pesquisadores apresentaram, no mês de junho, três publicações de caráter didático-científico, a serem utilizadas pelas prefeituras e comunidades com as quais eles trabalharam. [ Leia mais.]