Universidade sedia simpósio internacional sobre gêneros textuais, de 11 a 14 de agosto.

A Universidade de Caxias do Sul sedia, de 11 a 14 de agosto, o 5º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET. Com o tema "O ensino em foco", o evento é direcionado a profissionais de todas as áreas, tendo em vista que os gêneros textuais permeiam todas as esferas da sociedade.

O encontro reúne participantes da América do Norte, da Europa, da Ásia, e também da América Latina. Diversos profissionais renomados integrarão o evento, como o professor suíço da Universidade de Genebra, Bernard Schneuwly, que fará a abertura do simpósio no dia 11 de agosto, às 19 horas, no UCS Teatro, em Caxias do Sul. Também virá Vijay Bhatia, da Universidade de Hong Kong (China), que fará parte, no dia 12 de agosto, do painel "Gêneros textuais e instâncias profissionais", do qual também participam o americano Charles Bazerman, da Universidade da Califórnia (EUA) e o brasileiro Adair Bonini, docente da Universidade do Sul de Santa Catarina. Já Joaquim Dolz, também da Universidade de Genebra (Suíça), vai participar da mesa-redonda "Gêneros textuais e formação de professores", no dia 13. Na sexta-feira, dia 14, a mesa-redonda "Gêneros textuais e ensino de línguas" será um dos pontos fortes do evento com a presença da colombiana Blanca Yaneth González Pinzón, professora da Universidad Sergio Arboleda (Colômbia).

Segundo um dos coordenadores do SIGET na UCS, professor Normelio Zanotto, o evento é muito prestigiado, por isso, as instituições se candidatam para sediá-lo com bastante antecedência. "O ensino da língua não se resume mais a narração, descrição, dissertação. Hoje, a prioridade é trabalhar com os gêneros de texto. Assim, a cada edição, o evento ganha mais notoriedade. A UCS, por exemplo se candidatou ainda na segunda edição, em 2004", observa.

A totalidade das vagas disponíveis para inscrições, cerca de 800, esgotou-se ainda no final de março. Segundo Normelio, a grande procura reflete a importância de participar de um evento como o SIGET. Nos quatro dias do simpósio, que ocorre na Cidade Universitária, acontecem palestras, painéis, minicursos, mesas-redondas, exposição de pôsteres, lançamentos de livros, além de apresentações artísticas.