Hospital Geral firma parceria com o Instituto Nacional do Câncer.

A Fundação Universidade de Caxias do Sul e o Ministério da Saúde oficializaram na manhã desta sexta-feira, dia 31, um termo de intenções para a implantação no Hospital Geral de Caxias do Sul de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com serviços de radioterapia, de hematologia e de oncologia pediátrica. A parceria viabilizará a construção da Unacon, num prazo de três anos.

A nova unidade será dotada de equipamentos de quimioterapia, radioterapia e hematologia para o tratamento adulto e pediátrico 100% Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento do Ministério da Saúde na construção da estrutura física e aquisição de dois equipamentos (um acelerador linear para radioterapia e um aparelho para braquiterapia – radiologia com utilização exclusiva para o tratamento de câncer de colo de útero e próstata) será de R$ 4 milhões. O projeto arquitetônico já está elaborado e se encontra em fase de aprovação no Instituto Nacional do Câncer (INCA), Vigilância Sanitária e Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Atualmente, o Hospital Geral, referência em oncologia na região de 1 milhão de habitantes, atende a 1.114 pacientes de câncer, sendo 14 crianças. As três unidades de oncologia existentes na região não dispõem de radioterapia. Para a realização desse tipo de tratamento, o Ministério da Saúde precisa comprar o serviço prestado em clínicas particulares. A espera, de acordo com registros Secretaria Municipal da Saúde, é de 60 a 70 dias. "A partir da implantação da unidade, todos os pacientes poderão ser atendidos e tratados no HG desde o diagnóstico até a radioterapia, que é a parte final do tratamento", destaca o diretor-geral do hospital, Sandro Junqueira. A estimativa do Ministério da Saúde é de que, com essa população, sejam diagnosticados, anualmente, cerca de 3,5 mil novos casos.

A implantação de uma Unacon com radioterapia em Caxias do Sul atende a uma demanda identificada pelo Ministério da Saúde de ampliar os serviços oncológicos na Serra. No segundo semestre de 2008, o INCA realizou um estudo e decidiu-se pelo HG, por ser um hospital de ensino e pela estrutura física, administrativa e técnica, além de ser o único estabelecimento na região que presta atendimento 100% SUS.

A assinatura do termo de intenções foi acompanhada pelo presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, João Paulo Reginatto, o reitor Isidoro Zorzi, o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, o prefeito José Ivo Sartori, o titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Eduardo Iotti, a secretária Municipal da Saúde, Maria do Rosário Perazzolo Antoniazzi, e médicos do Hospital Geral.

Foto: Daiane Nardino