Mestrado em Administração: pesquisa sobre capital social e rede colaborativas destaca-se em evento internacional.

A pesquisa Teoria Social nas Organizações (TSO), desenvolvida no Mestrado de Administração foi eleita como o melhor trabalho da seção Engeneering Conceit Relacion and Metodologie da 2ª Multiconferência em Engenharia e Inovação Tecnológica, realizada, de 10 a 13 de julho, na cidade de Orlando (EUA). O trabalho, que tem o título de "Coletivo, Competência e Capital Social: proposta de análise de um modelo de rede colaborativa", concorreu com outros seis trabalhos.

O artigo condensa cinco dissertações do Mestrado e uma monografia de um aluno de Engenharia de Produção. Os pesquisadores apresentaram um modelo teórico que analisa as teorias de capital social e competências no ambiente das redes colaborativas. "Construímos um modelo que trabalha com capital social, competências e redes colaborativas e esse é um estudo inédito porque encontramos instrumentos aplicados em comunidade e países, mas nenhum aplicado entre empresas dentro de redes", explica a coordenadora do grupo, professora Janaína Macke, que esteve em Orlando apresentando o trabalho.

A próxima etapa no trabalho será a aplicação do modelo teórico em empresas reais. "Uma aluna de mestrado vai testar o modelo teórico em uma vinícola no Vale dos Vinhedos e outra vai medir dentro das empresas como as equipes funcionam e como conseguem trabalhar em conjunto", revela Janaína.

A multiconferência, coordenada pelo International Institute of Informatics and Systemics (IIIS), reuniu pesquisadores do mundo. Os melhores papers foram avaliados e serão publicados no Journal of Systemics, Informatics and Cybernetics (JSCI) USA.