Minicursos dão início ao V SIGET

A programação do V SIGET tem início na manhã desta terça-feira, dia 11, com uma série de minicursos nos blocos F e I. Responsável pela coordenação nacional do simpósio e ministrante do minicurso "Perspectivas Analíticas e Pedagógicas de Textos Eletrônicos de Popularização da Ciência", a doutora em Letras Désirée Motta-Roth, da Universidade de Santa Maria, considera o conceito de gênero de texto fundamental para a educação. Para ela, a linguagem é tão importante que está presente em todas as áreas do conhecimento. Consequentemente, ao formar professores, a especialista costuma enfatizar que tudo o que for transmitido aos alunos deve possuir um contexto com o real.

Os minicursos abrangem temáticas que vão desde as perspectivas do ensino-aprendizagem, passando pela abordagem da rádio escolar como ferramenta de interação sociodiscursiva na escola e o trabalho dos gêneros textuais em sequências didáticas, até o jogo digital no ensino de línguas. A interação virtual também é tema recorrente no V SIGET. O minicurso "Gêneros e Letramentos na Web 2.0: Interação e Ensino", ministrado pelo professor Júlio César Rosa de Araújo, da Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, abordará os desafios do professor diante das ricas possibilidades pedagógicas proporcionadas pela segunda geração da web. A partir do resultado de suas pesquisas, Araújo pretende auxiliar educadores na elaboração de situações didáticas que contribuam para uma competência comunicativa cada vez maior de seus alunos.