Núcleo Comum de Formação na Graduação: a construção do egresso cidadão.

A Universidade de Caxias do Sul implantou neste ano o Núcleo Comum de Formação com disciplinas que são obrigatórias a todos os cursos de graduação (bacharelados e cursos específicos de profissões) oferecidos pela Instituição.

No período letivo de fevereiro a julho deste ano foram introduzidas as unidades de aprendizagem "Leitura e Escrita na Formação Universitária" e "Universidade e Sociedade". Para este período letivo de agosto a dezembro, mais três unidades passam a constituir o Núcleo: "Epistemologia", "Ética" e "Seminários de Pesquisa".

A pró-reitora de Graduação, professora Nilva Lúcia Rech Stedile explica que mais de 230 professores estiveram envolvidos no processo de construção das disciplinas. "Foi uma construção coletiva para a elaboração da ementa, dos conteúdos, dos objetivos de aprendizagem, da metodologia, da avaliação e da bibliografia de cada unidade de aprendizagem e representou um ressignificar em sala de aula. O objetivo com estas disciplinas é fazer com que o aluno se perceba como um egresso de ensino superior".

Para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas unidades de aprendizagem, a Pró-reitoria de Graduação e o Núcleo de Pedagogia Universitária promoveram atividades de capacitação pedagógica, e avaliaram, com os professores, as dificuldades encontradas e os possíveis avanços nas disciplinas. "O aprendizado continua sendo coletivo", afirma Nilva.

Sociedade vai à Universidade
O entusiasmo de cerca de 100 alunos da disciplina "Universidade e Sociedade", oferecida no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, fez com que as professoras Simone Côrte Real Barbieri e Bernardete Schiavo Caprara estabelecessem a atividade "A sociedade vai à Universidade".

"Buscamos adequar o processo de avaliação formativa com uma perspectiva de discussão do papel da universidade na formação do cidadão. Estipulamos o desenvolvimento de projetos sobre os problemas regionais das comunidades dos nossos alunos, que pudessem partir da coleta de dados e a sugestão de possíveis intervenções", adianta Simone. Alunos de 21 diferentes cursos abordaram temas como abuso sexual infantil, violência urbana em Carlos Barbosa, saneamento básico em Bento Gonçalves, resgate da memória fotográfica, violência nos estádios, educação em tempo integral e abandono de animais domésticos.

"Acredito que a experiência foi muito eficiente para o aprendizado dos alunos que puderam conhecer de perto suas realidades, aprenderam a coletar informações relevantes para formar opiniões e estratégias de ação. O que eles relataram foi a grande satisfação de poder aliar uma ação prática a sua formação, e que puderam entender melhor qual o papel da universidade neste processo. Os alunos perceberam o quanto são apáticos em geral, como cidadãos, e o quanto é possível participar. Acredito que conseguimos cumprir a proposta da disciplina, que é de contribuir para a formação do profissional cidadão que deve estar inserido nos problemas de sua realidade e poder analisá-los criticamente", conclui Simone.

A professora Luciana Murari ministrou a disciplina "Universidade e Sociedade" para duas turmas de alunos, a maioria dos cursos de Administração e Comércio Exterior. "Acredito que a principal contribuição da disciplina tenha sido a proposta de conscientizar o aluno a respeito da importância de uma sólida formação intelectual universitária, de modo que o aluno se torne um profissional dinâmico e flexível, capaz de atualizar-se constantemente e de encontrar soluções próprias para os problemas que virá a encontrar. Buscamos refletir sobre o próprio sistema educacional em nível superior e sobre a preparação do profissional para o mercado de trabalho, com a expectativa de criar uma cultura da formação contínua, da responsabilidade individual e da adoção de uma postura ativa por parte do aluno em sua vida universitária. Partimos de um estudo da configuração do sistema produtivo no mundo contemporâneo, proporcionando uma visão ampla sobre as grandes questões atuais, do mercado de trabalho, das estruturas sociais e econômicas, e da inserção do indivíduo na coletividade".

Leitura e escrita
A experiência de ministrar a disciplina "Leitura e Escrita na Formação Universitária" foi considerada muito boa pela professora Maria Helena Menegotto Pozenato, que contou com 33 alunos oriundos dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Relações Públicas, Filosofia - Bacharelado, Engenharia Elétrica e Administração. "Foi possível perceber o progresso dos alunos, tanto na sua leitura/produção de texto, quanto na sua autonomia pelo aprendizado. Acredito ser este último o principal aspecto positivo para os alunos: a possibilidade de transporem a disciplina para colocarem em uso os seus conhecimentos". Pelo retorno dos alunos, Maria Helena explica que a grande maioria se coloca muito satisfeito com a nova disciplina, principalmente por terem participado de aulas dinâmicas e cujo aproveitamento é visível, tanto dentro como fora da sala de aula.

Disciplinas
No período letivo 2009/2, de fevereiro a julho, 1.225 alunos realizaram a disciplina "Leitura e Escrita na Formação Universitária" e 1.980 participaram da "Universidade e Sociedade", em todas as unidades universitárias. Neste período de agosto a dezembro, estão matriculados, até o momento, 1.311 alunos em "Universidade e Sociedade", 1.602 em "Leitura e Escrita na Formação Universitária", 1.305 em "Epistemologia", 1.224 em "Ética" e 2.193 em "Seminários de Pesquisa". O prazo final para as matrículas em cursos de graduação é 28 de agosto.

No Carvi, acadêmicos da disciplina "Universidade e Sociedade" trataram de problemas regionais e apresentaram resultados à comunidade acadêmica

Foto: CARVI