Proposta de reestruturação da Reitoria é apresentada a gestores.

Em reunião com os pró-reitores e os diretores das unidades, o reitor Isidoro Zorzi anunciou, na tarde desta sexta-feira, dia 14 de agosto, a proposta de reestruturação da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul, com a extinção de quatro pró-reitorias (Extensão, Graduação, Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Pós-Graduação e Pesquisa) e a criação da uma nova: a Acadêmica.

A Pró-reitoria Acadêmica congregará a Coordenadoria de Ensino (responsável pela coordenação, articulação e integração do ensino em geral); a Coordenadoria de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (que coordenará a Pesquisa e os Mestrados e Doutorados); e a Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento (que articulará as ações de extensão, prestação de serviços e transferência de tecnologia). Também será criada a Assessoria de Planejamento, que ficará vinculada ao Gabinete do Reitor e terá sob sua responsabilidade o controle dos sistemas de informação para o gerenciamento e o planejamento estratégico.

A Pró-reitoria Administrativa continuará respondendo pelas ações administrativas e financeiras da Instituição.

Na próxima semana, o Conselho Universitário (Consuni) se reunirá para apreciar as medidas anunciadas nesta sexta-feira, as quais deverão ser incluídas no Estatuto da Universidade.

As medidas anunciadas fazem parte do compromisso firmado pela atual Administração no seu plano de gestão e visam dar continuidade a um processo de reestruturação e modernização administrativa. A descentralização operacional com o fortalecimento das unidades (centros, campi e núcleos) foi iniciada com a extinção dos departamentos e a redefinição dos centros. Estas medidas objetivam promover maior agilidade, eficiência e participação aos diferentes níveis de gestão, além de representar a implementação do processo de adequação da estrutura organizacional da UCS às suas reais dimensões.

Na segunda-feira, dia 17 de agosto, a Universidade retoma as atividades do semestre normalmente.