Acesso a periódicos do Portal da CAPES amplia bases de pesquisa e fortalece a pós-graduação.

O Sistema de Bibliotecas da UCS conta com mais três bases de dados franqueadas pelo Portal de Periódicos da CAPES. No início da semana, o reitor Isidoro Zorzi e mais 55 dirigentes de instituições de ensino e pesquisa do País, assinaram o termo de compromisso que possibilitará o acesso à Science Direct, à Scopus e à ASTM Digital Library. Elas passam a ser acessadas por todos os computadores integrados à rede da Universidade, com link pela página da Biblioteca Central em Biblioteca Virtual. "A decisão da CAPES vai qualificar, ainda mais, a nossa pesquisa e os programas de pós-graduação stricto sensu. As bases serão mais uma ferramenta potente para quem deseja acompanhar o que está sendo produzido no meio científico mundial".

O Portal de Periódicos da CAPES reúne textos selecionados em mais de 15.475 publicações periódicas internacionais e nacionais e as mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Por sua vez, o Sistema de Bibliotecas da UCS disponibiliza à comunidade universitária o acesso a 18 bases de dados que compreendem todas as áreas do conhecimento.

Estímulo
Para o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Mauricio Moura da Silveira, a decisão da CAPES de franquear à UCS e a outras universidades privadas o acesso a essas três importantes bases de dados, pode ser interpretada como uma forma de "bônus" às instituições que investem em pesquisa e pós-graduação. "Como responsável pela avaliação dos mestrados e doutorados de todo o País, a CAPES é a primeira interessada em propor ações que concorram para que os programas atinjam os níveis de excelência por ela estabelecidos".

O acesso à produção científica mundial beneficiará professores e estudantes de graduação e pós-graduação, no entanto, ainda segundo o coordenador, a decisão da CAPES está sendo especialmente comemorada nos sete programas de pós-graduação stricto sensu. "Já é consenso que não pode haver pós-graduação sem pesquisa e para se fazer pesquisa é imprescindível que se acompanhe o que nossos pares - os outros pesquisadores de todos os cantos do planeta - estão fazendo. Essas bases de dados reúnem e atualizam esses conhecimentos, inclusive aqueles que produzimos aqui na Universidade de Caxias do Sul. A decisão do governo federal, através do MEC e da CAPES, é, portanto, uma forma de estimular a pesquisa e a pós-graduação de qualidade que se realiza nas universidades privadas, já que as públicas sempre tiveram livre acesso ao Portal de Periódicos da CAPES".

Milhões de páginas
Na Science Direct estão disponíveis mais de 2.600 publicações periódicas e livros da Elsevier e de outras editoras científicas, atendendo às áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes. O período disponível on-line varia a partir de 1993.

A base de dados Scopus oferece resumos e citações da literatura científica e de fontes de informação de nível acadêmico na Internet. Indexa mais de 23 mil periódicos, cerca de 265 milhões de páginas da Internet, 18 milhões de patentes, além de outros documentos. Atua também como um metabuscador, ou seja, realiza pesquisa em outras bases assinadas pela UCS. Cobre as seguintes áreas: Ciências Biológicas (4.300 títulos); Ciências da Saúde (6.800 títulos, incluindo 100% do MEDLINE/PubMed); Ciências Físicas (7.200 títulos) e Ciências Sociais (5.300 títulos).


A ASTM Digital Library disponibiliza acesso a todas as publicações digitais da American Society for Testing and Materials, uma das maiores organizações mundiais que desenvolvem normas aplicáveis a materiais, produtos, sistemas e produtos, incluíndo livros, manuais, monografias e publicações técnicas em mais de 400 mil páginas de informação.

Acesso
O supervisor do Sistema de Bibliotecas da UCS, Marcos Leandro Hübner, informa que, dentre as bases de dados assinadas pela Instituição, algumas podem ser acessadas somente na rede de computadores da UCS, em todas as suas unidades. Há, também, bases que podem ser acessadas em equipamentos fora da Universidade, utilizando-se um cadastro de usuário e uma senha fornecidos pelo serviço de atendimento das bibliotecas.