UCS mantém conceito de qualidade na avaliação do Ministério da Educação.

O Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação na segunda-feira, dia 31 de agosto, mantém a UCS com conceito 4 (a avaliação vai de 1 a 5). Entre as instituições privadas, a UCS está na terceira posição entre as do Rio Grande do Sul e na sexta colocação no país. Entre as 178 universidades avaliadas em todo o país, a UCS aparece na 47ª posição. Já no âmbito estadual, ela figura como a oitava colocada.

O pró-reitor Acadêmico, professor Evaldo Kuiava, observa que o resultado serve como referência e estímulo para que sejam implementadas mais ações visando à qualificação institucional. O coordenador de Ensino, professor Roberto Mandelli, também enfatiza que ações voltadas para a qualificação pedagógica já vêm sendo realizadas. "No nosso planejamento estratégico estão traçadas diretrizes e objetivos para manter e ampliar essa qualidade no ensino, destacando-se entre elas a gestão integrada do ensino de graduação, pós-graduação e da pesquisa", explica.

O indicador de qualidade é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) de cada instituição. O resultado do IGC é dado por notas de 0 a 500 e em faixas de 1 a 5. Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.