PAIUNG: encontro reforça o compromisso pela qualidade da educação superior.

Uma maior visibilidade ao modelo de universidade comunitária em nível nacional, com vistas ao seu reconhecimento legal pelo Ministério da Justiça, e a aproximação entre as instituições comunitárias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Estes foram os principais resultados verificados durante os três dias do Seminário dos 15 Anos do PAIUNG: Universidade Comunitária: Essência e Avaliação, realizado de 30 de agosto a 1º de setembro na Universidade de Caxias do Sul.

O encontro, que evidenciou as perspectivas das comunitárias no cenário da educação superior e sua relevância para as regiões onde estão estabelecidas, contou com a presença de Paulo Wollinger, diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação, que discorreu sobre o tema "As Universidades Comunitárias no Contexto das Políticas de Regulação e Supervisão da Educação Superior no Brasil".

Também participaram Gilberto Gonçalves Garcia, presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) e reitor da Universidade São Francisco (SP); Ney José Lazzari, presidente do COMUNG (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) e reitor da UNIVATES (Universidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior); e João Pedro Schmidt, pró-reitor de Planejamento da UNISC. Conforme o professor e membro da comissão executiva do seminário Marcos Casa, a programação destacou ainda o papel dos processos de avaliação frente à busca pela qualidade da educação superior brasileira. "A expansão do ensino superior no Brasil deve vir, obrigatoriamente, acompanhada de mais qualidade, e é função das instituições comunitárias assumir esse compromisso", avaliou.

Durante o seminário ocorreram também a apresentação de trabalhos, exposição de pôsteres e o lançamento da publicação Universidade Comunitária e Avaliação: Os 15 Anos do PAIUNG.