Estudantes de graduação apresentam sua produção científica. De 21 a 24 de setembro, na Cidade Universitária.

Mais de 300 estudantes de graduação apresentam seus trabalhos de iniciação científica durante a 17ª edição do Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, que se realiza até quinta-feira, dia 24, na Cidade Universitária.

O encontro, um dos mais importantes eventos do calendário acadêmico, busca não somente reunir a produção científica dos estudantes em um espaço propício para o exercício da capacidade criadora e inovadora, mas é também uma forma de tornar visível a missão da Universidade de contribuir para a construção e socialização do conhecimento.

Paula Tibola Bertuoli (BIC/FAPERGS) e Arthur Susin Neto (PIBIC-CNPq) apresentam suas pesquisas nesta edição do encontro.

Programação
Durante quatro dias, serão apresentados 312 trabalhos, resultado das pesquisas realizadas dentro dos diferentes programas institucionais de estímulo à iniciação científica, com o acompanhamento de seus respectivos orientadores. Serão 96 trabalhos na área das Ciências Exatas, 109 na de Ciências Humanas e Sociais e 107 em Ciências da Vida.

Além da exposição oral (Bloco 46) e da apresentação de pôsteres (Bloco J), a programação prevê duas palestras, na abertura e no encerramento do encontro. Na cerimônia de abertura, o diretor- técnico-científico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul, Dr.Osvaldo Luiz Leal de Moraes discorrerá sobre O Papel da FAPERGS na Formação de Pesquisadores no RS. Na quinta-feira, a partir das 9h30min, no Bloco J, onde se realizará a sessão de apresentação de pôsteres, o educador Roque Moraes abordará a Pesquisa com Produção Escrita: Modo de Qualificação do Ensino e da Aprendizagem na Universidade.

Os estudantes Ricardo Baiotto (PIBIC/CNPq) e Juliana Zardo (BIC/UCS) também irão apresentar suas pesquisas.

Espaço da excelência acadêmica

Mais do que uma iniciativa para despertar a importância da iniciação científica, o Encontro de Jovens Pesquisadores é um espaço de excelência acadêmica, onde os alunos têm a oportunidade de demonstrar uma visão mais crítica e apurada de sua futura profissão. Para a doutora em Educação Nilda Stecanela e coordenadora do Observatório de Educação, Infâncias e Juventudes (foto à direita), a pesquisa tem um valor inestimável na formação dos estudantes, tanto do ponto de vista do futuro exercício profissional como dos aspectos pessoais e da sua forma de ler e de interpretar os fenômenos relacionados à sua área. "Os estudantes que se envolvem com pesquisa diferenciam-se dos demais, seja na produção escrita, na construção de argumentos e, principalmente, na reflexividade. A iniciação à pesquisa mobiliza à construção de perguntas e desafia para a busca de respostas. É isso que oxigena a identidade dos alunos", avalia Nilda.

O pró-reitor Acadêmico, professor Evaldo Antonio Kuiava (foto à esquerda) vê a pesquisa na graduação como um ótima possibilidade para que os acadêmicos não apenas estudem o conhecimento produzido por terceiros, mas também produzam esse conhecimento. "O Encontro de Jovens Pesquisadores é a oportunidade para que esses conhecimentos sejam mostrados e disponibilizados à comunidade. Essa é a missão da UCS", completa.

Atualmente, a UCS oferece 150 bolsas de iniciação científica (BIC/UCS). Com a participação dos diversos órgãos de fomento à pesquisa, são concedidas mais 55 bolsas PIBIC/CNPq, 33 BIC/FAPERGS e 67 bolsas na modalidade iniciação técnico-científica.

Grupo de Usinagem
Em um polo metal-mecânico do porte de Caxias do Sul, muitas pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação científica em Engenharia contribuem para suprir as demandas do setor. Visando assessorar fabricantes de moldes e matrizes, por exemplo, foi criado em 2002 o Grupo de Usinagem, ligado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e coordenado pelo professor Dr. Rodrigo Zeilmann (foto à direita).

Integrante do grupo, o acadêmico de Engenharia Mecânica Alfredo Tomé (foto à esquerda) apresenta durante a 17ª edição do Encontro a pesquisa "Melhoria do Processo de Fresamento com Ferramentas de Metal Duro". O estudo engloba a otimização dos parâmetros de corte utilizados por diversas empresas parceiras da UCS. A Randon é uma delas. Duas vezes por semana, Tomé e o colega Fernando Bordin visitam a fábrica para analisar as condições das ferramentas de corte. Eles conferem o resultado da aplicação dos testes validados nos laboratórios da UCS, buscando adequações na forma de fabricação das peças e no tempo gasto. "Todo esse trabalho já resultou na redução dos custos da empresa, sem alterar a qualidade do produto", completa Zeilmann.

Atualmente, o Grupo de Usinagem reúne sete professores, um aluno de Mestrado e nove acadêmicos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia de Materiais. Para Zeilmann, o grupo é um espaço para a formação diferenciada dos futuros profissionais. "A aplicação prática dos estudos realizados dentro da UCS é o que mais empolga os estudantes", avalia o professor Rodrigo, que também é o atual diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.

Na edição 2008 do Encontro de Jovens Pesquisadores, o grupo de Usinagem recebeu um prêmio especial do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Metal-Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS) pelos trabalhos desenvolvidos.

Trajetória de sucesso
Realizado anualmente desde 1992, o evento foi criado para atender às exigências do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Dezessete anos depois, o encontro está consolidado como um evento institucional de grande relevância para a UCS, marcando a trajetória acadêmica de centenas de estudantes. Muitos deles, inclusive, continuam a participar do evento, agora na condição de professores-pesquisadores, atuando como orientadores de uma nova geração de estudantes. É o caso da professora e pesquisadora Janete Eunice Zorzi, integrante do corpo docente dos cursos de Engenharia Química e de Materiais. Bolsista de iniciação científica em 1992, durante a graduação em Engenharia Química, Janete salienta a importância do encontro para uma aprendizagem e um planejamento bem mais abrangentes. "Atuando como bolsistas de iniciação científica somos instigados a pensar de forma independente, a planejar as várias etapas de uma pesquisa, seguindo uma metodologia específica. Isso possibilita o aprofundamento de diversos conceitos importantes para a atuação profissional", avalia.

A atuação como bolsista impulsionou o gosto pela pesquisa acadêmica, tanto que logo após a graduação Janete emendou um Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais e um Doutorado em Ciências dos Materiais. Hoje, atua na orientação de diversos bolsistas. "A pesquisa amplia o aprendizado, todos deveriam incluí-la na sua formação", enfatiza a pesquisadora da UCS.

Fotos: Daiane Nardino