Curso de Filosofia dá início às comemorações de 50 anos com semana acadêmica.

A origem e sentido do homem no universo é um dos objetos de estudo da Filosofia. Os profissionais dessa área do conhecimento estudam os principais problemas de nosso tempo a partir das grandes correntes de pensamento e das obras dos filósofos.

O curso de Filosofia foi um dos primeiros cursos de nível superior a serem implantados em Caxias do Sul, antes mesmo da criação da Universidade. Ele foi constituído pela Faculdade de Filosofia, órgão ligado à Mitra Diocesana. Em 1967, com a reunião das primeiras faculdades instaladas na cidade e região, foi criada a Universidade de Caxias do Sul.

As comemorações iniciam-se com a realização da Semana Acadêmica de Filosofia, de segunda-feira, dia 5, até 9 de outubro, sexta-feira, na Cidade Universitária. A sessão de abertura será às 20 horas, com a palestra do professor Paulo Zugno, que falará sobre a história do curso. Todas as atividades ocorrem no auditório do Bloco H, na Cidade Universitária.

Programação completa da semana

Nesses 50 anos, mais de 800 profissionais já se formaram em Filosofia pela UCS. É o caso de Vera Lúcia Mossmann Brambila, formada em 1988, que há duas décadas leciona Filosofia para o Ensino Fundamental e Médio do Instituto de Educação Cenecista Santo Antônio, em Caxias do Sul. "Lecionar a disciplina de Filosofia é um desafio, pois é necessário reforçar em cada aula a sua importância e a necessidade para a realidade atual. Por isso, para minha formação acadêmica, a UCS foi muito importante por ter oferecido um curso rico em conteúdo e, principalmente, um corpo docente de excelente qualidade". Graduada e pós-graduada em Filosofia, Vera acredita que a obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio possibilitou que todos os alunos da rede pública e privada tivessem acesso a uma disciplina que os instiga a refletir sobre o mundo, sobre o homem e sobre as ideias produzidas pelo homem alo longo dos séculos. "Hoje, após 20 anos na profissão, vejo a Filosofia mais reconhecida pela sociedade, mas ainda temos muito a conquistar...".

O curso de Filosofia tem cerca de 170 alunos matriculados neste semestre e oferece habilitações em licenciatura e bacharelado, nas unidades de Caxias do Sul e Vacaria. O bacharel em Filosofia pode atuar em institutos de pesquisa, centros de estudo, instituições de ensino superior e empresas de assessoria cultura. O licenciado está apto a trabalhar nas redes pública e privada de ensino, do nível fundamental ao médio, e também em empresas de consultoria e assessoria na área.

Para o coordenador do curso, professor Idalgo Sangalli, é tarefa e especificidade do filósofo assumir uma atitude de reflexão crítica, radical e de conjunto. "Por isso, aprender com o passado, compreender e interpretar o nosso tempo ao tratar da finitude humana e do que podemos fazer de nossa vida, visando um futuro sempre melhor para todos, é o que a Filosofia pode ajudar como formação profissional e geral".