Portal das Profissões: visitas aos laboratórios ajudam a definir a escolha do curso.

Além dos ambientes da Vila Olímpica, os estudantes que visitam o 8º Portal das Profissões e o 3º Portal do Intercâmbio também têm demonstrado grande interesse em conhecer os laboratórios de ensino e pesquisa das unidades universitárias.

Na quarta e quinta-feira, mais de 2 mil estudantes já visitaram os laboratórios do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Centro das Ciências da Saúde e do Centro das Ciências Agrárias e Biológicas, Centro de Ciências da Comunicação.

No Laboratório de Anatomia, ligado ao curso de Medicina, os alunos do Colégio Padre Colbachini, de Nova Bassano, conheceram o funcionamento do corpo humano e de órgãos como coração, pulmão e fígado. No Laboratório de Polímeros, alunos da Escola Técnica Cenecista Bom Pastor, de Nova Petrópolis, tomaram contato com alguns dos processos de transformação de materiais como plástico, borracha e fibras. Também receberam orientações sobre o mercado de trabalho na região, alvo de uma demanda bastante grande graças à indústria automobilística, moveleira, metal-mecânica, de calçados e embalagens.

As visitas oferecem mais subsídios para o estudante que ainda está indeciso sobre a escolha da carreira e do curso de graduação. Clarice Martins Losso, 16 anos, já se decidiu pela carreira médica: "Pretendo fazer Medicina, e essa visita ao laboratório de anatomia mostra claramente o tipo de trabalho que os profissionais fazem. Sempre quis trabalhar com saúde e a visita só confirmou a minha decisão".

Para Jefferson Demis Santos, 18 anos, "a área de polímeros é uma das que me interessam, mas não sabia como funcionava toda essa parte prática. Com a visita deu para ver o tipo de trabalho que me espera, se eu escolher este curso".

Na foto à esquerda, estudantes visitam o Laboratório de Polímeros, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, e o Laboratório de Anatomia, no Centro das Ciências da Saúde.

O 8º Portal das Profissões e o 3º Portal do Intercâmbio seguem até sexta-feira, dia 23, das 9h às 22h, na Vila Olímpica da Cidade Universitária. Até o final do evento são esperados mais de 7 mil estudantes do ensino médio.