Instalada a Frente Parlamentar das universidades comunitárias na Câmara dos Deputados.

A Câmara dos Deputados instalou, no dia 27 de outubro, a Frente Parlamentar Mista de Apoio às Universidades Comunitárias. O evento marcou o início da discussão no Congresso Nacional sobre uma nova relação entre as instituições comunitárias e o Estado Brasileiro. A instalação foi realizada durante sessão conjunta das Comissões de Educação e Cultura e de Finanças e Tributação que devem proceder o estudo e votação sobre o marco regulatório capaz de transformar as universidades comunitárias em instituições públicas não-estatais. Atualmente, a lei prevê apenas duas situações para as instituições de Ensino Superior: pública e privada. As comunitárias estão inseridas no conceito de instituição privada.

A Frente será um espaço de articulação para além do Parlamento, já que as iniciativas de audiências públicas, seminários, reuniões e instalações de frentes estaduais, busca pautar o tema das "Comunitárias" para compreensão do legislativo e da sociedade local, regional e nacional.

As instituições comunitárias gaúchas foram representadas em grande número no ato da instalação. O representante do Ministério da Educação no Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Roque Grazziotin, o vice-reitor da UCS, professor José Carlos Avino, e o estudante Gabriel Ferreira Neves integrante do DCE, representaram a UCS.

No mesmo dia, após a instalação da Frente Parlamentar das Comunitárias foi realizada a primeira audiência pública para discutir o modo de ser e agir das instituições Comunitárias. Até a data da instalação, 274 Parlamentares aderiram à Frente.