Acadêmico do curso de Design de Moda é finalista de concurso nacional.

Hélio de Tomasi, acadêmico do curso de Tecnologia em Design de Moda, foi selecionado para a final do concurso Lycra Future Designers - Aqui, O Futuro da Moda é Você Quem Faz, promovido pela Lycra. A seleção, que envolveu três etapas, desde o envio dos croquis, passando pela seleção dos desenhos até a confecção das peças, culmina no próximo dia 24 de novembro, com a apresentação, no Rio de Janeiro, de uma coleção autoral em moda praia. O concurso teve um total de 761 desenhos inscritos, de criadores de todo o Brasil.

Aos 20 anos e cursando o quinto semestre do curso no Campus 8, Hélio está entre os oito selecionados da etapa final, quando todos apresentarão suas criações, entre maiôs e biquínis. A coleção, integrada por dois maiôs e seis biquínis, tem como tema o universo das abelhas e busca evocar a feminilidade das "mulheres-rainhas" - dos oito modelos, cinco serão escolhidos pela organização do evento e subirão à passarela. Como premiação, a Lycra oferecerá um estágio em alguma empres das grandes marcas de moda praia brasileira ou em uma indústria da área têxtil.

Durante a segunda etapa do concurso, realizada em Porto Alegre no final de outubro, o autor inspirou-se na criação do mundo, batizando suas criações com o tema A Vingança de Eva. Foi graças a esses looks que o júri incluiu Helio entre os oito finalistas. Para o futuro estilista, o aprendizado em disciplinas teóricas como História da Moda e a prática proporcionada pelas aulas de modelagem, confecção e montagem foram fundamentais para o desenvolvimento das peças.

"A partir da década de 90, as releituras passaram a ter importância fundamental na hora da criação, daí a necessidade de termos um amplo panorama teórico de tudo que foi criado e desenvolvido no século 20. Nesse sentido, o curso de Design de Moda oferece uma abordagem completa", avalia.

Conjugar a parte teórica com a prática, inserindo o acadêmico no universo em que irá atuar no futuro, é um dos objetivos da modalidade de tecnólogo. Conforme a coordenadora do curso, Adriana Conte, isso ajuda a aumentar o repertório de informações de moda dos alunos.

"O desenvolvimento da criatividade está diretamente ligado às experimentações. Conhecimentos teóricos sobre história da moda, cores,fibras e fios, aliados às noções de modelagem e costura, contribuem para uma visão mais ampla do mercado de trabalho", avalia a coordenadora. Hélio completa que chegar a final de um concurso como esse mostra como a base acadêmica é importante. "Conseguimos mostrar também que tudo começa a partir de um bom desenho", conclui.

Foto: Sinara Constante Pedroni