Câmara de Vereadores homenageia os 50 anos do curso de Direito.

Os 50 anos do curso de Direito serão homenageados em sessão solene na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 19h30min. Dotado de um projeto pedagógico generalista, o curso já formou mais de 7 mil profissionais com atuação em todas as esferas do poder público e iniciativa privada.

Autorizado por decreto em dezembro de 1959, o curso de Direito iniciou em março do ano seguinte. A Faculdade de Direito foi criada ainda em 1º de janeiro de 1959 pela Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima e o Direito foi um dos primeiros cursos de nível superior a serem implantados na cidade, antes mesmo da criação da Universidade. O curso foi incorporado à UCS em 1967 junto com outras faculdades, dando origem à Universidade de Caxias do Sul.

Atualmente, além da Cidade Universitária, o curso é oferecido nos Campi da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, de Vacaria e nos núcleos universitários de Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e Vale do Caí. Nestes 50 anos, já formou aproximadamente 7 mil alunos e atualmente conta com mais de 2 mil alunos matriculados.

Para o autor da proposição da homenagem, vereador Gustavo Toigo, que se formou em Direito na UCS em agosto de 1998, o curso tem uma importância muito grande para a região, pois é responsável pela formação de profissionais para a atuação tanto no Ministério Público e Judiciário quanto na iniciativa privada. Toigo, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, também é servidor licenciado da Polícia Civil. "O Direito foi fundamental para a minha formação e os ensinamentos são aplicados diariamente no meu trabalho".