Pós-graduação: Universidade titula seu primeiro mestre em Educação.

Robledo dos Santos Luza é o primeiro mestre em Educação titulado pela Universidade de Caxias do Sul.

Robledo, que é egresso do curso de Filosofia da UCS, apresentou a dissertação "Sobre a possibilidade de constituição de uma pedagogia do problema", na tarde desta terça-feira, dia 15 de dezembro. "Este trabalho foi pra mim uma descoberta a cada página escrita, a cada texto lido, eu não sabia a que conclusões iria chegar. O ritmo de trabalho foi intenso, mas valeu a pena", conta Robledo, que pretende ingressar no doutorado em breve.

Recomendado pela CAPES, o Programa de Pós-graduação em Educação foi implantado em 2008 com o objetivo de contribuir para a formação científica de professores e profissionais, em bases históricas, filosóficas, ético-epistemológicas e linguísticas. Segundo o coordenador do Programa, professor Jayme Paviani, a defesa das primeiras dissertações é a conclusão de uma importante etapa. "O encerramento desta etapa se deu em apenas vinte meses, um tempo recorde, e os trabalhos que serão apresentados aqui são de grande relevância científica e social para o desenvolvimento da sociedade". Para o reitor da UCS, professor Isidoro Zorzi, que esteve presente na abertura doa sessão, o Mestrado em Educação é o resultado de um esforço conjunto.

De acordo com o pró-reitor Acadêmico e orientador de Robledo, professor Evaldo Kuiava, inaugura-se um novo tempo na Universidade. "O Mestrado em Educação sintetiza o que os cursos de Pedagogia e Filosofia oferecem distintamente. Também nas bancas de mestrado a Universidade cumpre sua missão de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento".

Além de Robledo, outros cinco mestrandos apresentam suas dissertações ainda esta semana: Cineri Fachin Moraes, Diego Chiapinotto, Gisele Rizzon, Maria Alice Bogéa Praseres e Lisiane Reis Brum. 33 alunos estão matriculados no Mestrado em Educação e mais 20 já selecionados deverão ingressar no início de 2010.

Estudantes e professores do Centro de Filosofia e Educação assistiram à apresentação de Robledo.

Fotos: Jonas Ramos