Universidade de Caxias do Sul firma parceria com o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol.

Um acordo assinado nesta quarta-feira na Universidade de Caxias do Sul coloca a UCS no rol das instituições de pesquisa ligadas ao Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). O Centro, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, é um laboratório nacional que visa colaborar para a manutenção da liderança brasileira na produção sustentável de etanol de cana-de-açúcar.

Leia mais sobre o convênio.

O convênio dará suporte ao aprimoramento de um fungo que vem sendo desenvolvido desde 1979 no Instituto de Biotecnologia. Todos esses estudos irão auxiliar no fomento à produção de etanol a partir do bagaço da cana-de-açúcar - atualmente, o etanol é o combustível que menos contribui para o efeito estufa, o principal causador do aquecimento global. "O trabalho de pesquisa da comunidade acadêmica da UCS, aliado ao suporte oferecido pelo Centro, vai colaborar para aumentar a quantidade de álcool produzida no Brasil, além de estar devidamente ligado às questões de responsabilidade ambiental", avaliou o diretor do CTBE, Marco Aurélio Pinheiro Lima (foto à direita).

O coordenador do Laboratório de Enzimas e Biomassas da UCS, professor Aldo Dillon, explica que o grande desafio que caberá a UCS junto com o CTBE, nos próximos 18 meses, é baratear a produção das enzimas responsáveis pela transformação do bagaço da cana em etanol – atualmente, o alto custo desse processo pode ser creditado ao pequeno número de empresas que atuam nesse mercado. "Nossos estudos encontram agora, com o CTBE, um abrigo que possibilitará um grande avanço na produção de bioetanol", avaliou.

A importância do convênio também foi destacada pelo reitor da UCS, Isidoro Zorzi. "Essa parceria mostra a seriedade na condução das pesquisas na área da biotecnologia e vem coroar um trabalho desenvolvido há 30 anos na UCS", completou o reitor.

Na foto ao lado, o diretor do CTBE, Marco Aurélio Pinheiro Lima, e o reitor da UCS, Isidoro Zorzi, no momento da assinatura do convênio.

Fotos: Jonas Ramos