Mulheres e Direitos Humanos: livro apresenta resultados de pesquisa sobre violência contra mulheres em Caxias do Sul.

" A violência de gênero é uma construção social que fortalece a dominação masculina e oprime as mulheres" - Nilda Stecanela e Pedro Moura Ferreira.

A professora Nilda Stecanela, do Centro de Filosofia e Educação, e o sociólogo Pedro Moura Ferreira, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, lançaram, na sexta-feira, dia 18, na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, o livro Mulheres e Direitos Humanos - desfazendo imagens, (re)construindo identidades, em evento que teve a presença do prefeito José Ivo Sartori.

Financiado pela Prefeitura de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social - Diretoria de Proteção Social/Coordenadoria da Mulher e pela Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, do Governo Federal, o livro com 250 páginas, foi publicado pela Editora São Miguel.

Questões de gênero
Um curso de capacitação para agentes públicos sobre a violência de gênero, realizado pela primeira vez em 2007, pela Coordenadoria da Mulher, está na origem do livro lançado na sexta-feira. O interesse, por parte dos agentes públicos das áreas da saúde, assistência social, educação e segurança, nas questões de gênero, e a necessidade de oferecer-lhes oportunidades de formação continuada para atuar mais efetivamente no combate e prevenção da violência contra a mulher, possibilitaram a realização da pesquisa que deu originou ao livro, sob a coordenação da professora Nilda Stecanela.

Formação continuada e investigação acadêmica
Os autores contam que, em agosto de 2008, ao ministrar o curso "Mulheres e Direitos Humanos: desfazendo imagens (re)construindo identidades" procuraram associar, por um lado, a formação em pesquisa com agentes de atendimento e, por outro lado, a sistematização e a análise de dados sobre a violência contra a mulher, através da investigação acadêmica". A combinação de um curso de formação e um projeto de pesquisa buscava proporcionar a reflexão teórica e metodológica, cujo princípio era o uso da pesquisa como ferramenta pedagógica, "capaz de sensibilizar os agentes para a importância de enfrentarem a problemática da violência contra a mulher e aprofundarem as compreensões conceituais implicadas na temática".

Praça pública
O material levantado nos projetos desenvolvidos pelos agentes, apresentados em sessão pública na Câmara Municipal de Caxias do Sul, em dezembro de 2008, é a base do projeto de pesquisa, ancorado no NID - Observatório de Educação, Infâncias e Juventudes, coordenado pela professora Nilda Stecanela e do qual o professor Pedro Moura Ferreira participa como pesquisador colaborador. A sistematização do conhecimento resultou na publicação do livro Mulheres e Direitos Humanos - desfazendo imagens, (re)construindo identidades, que, segundo os autores, "configura uma entre tantas tentativas em trazer a violência contra a mulher para a praça pública, provocando a discussão e o questionamento dos fundamentos tradicionais da ordem de gênero".