Posse no CEFE: excelência acadêmica é a meta da nova diretora.

Ao assumir a direção do Centro de Filosofia e Educação, em cerimônia realizada no dia 23 de dezembro, a professora Nilda Stecanela manifestou o compromisso de atuar em busca da excelência acadêmica no âmbito da unidade, que reúne os cursos de Licenciatura em Pedagogia - Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Licenciatura em Pedagogia - Educação Infantil, que são coordenados pela professora Zita Canuto; e Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, ambos coordenados pelo professor Idalgo José Sangalli.

A diretora também se prontificou a ampliar o diálogo com a academia (alunos, professores e funcionários) e com a comunidade externa. Pesquisadora atuante, Nilda também coordena o NID Observatório da Educação, Infâncias e Juventudes e na sua gestão pretende promover a pesquisa como princípio educativo. "Vamos buscar a excelência em aulas e ações que qualifiquem nossos cursos. Formamos profissionais para a educação básica e, por isso, nossa responsabilidade é muito grande", frisou.

O reitor Isidoro Zorzi também destacou a importância do Centro e a responsabilidade que a professora Nilda assumiu. "O CEFE continua sendo a base do conhecimento da Universidade e o berço da criatividade, por isso é preciso trabalhar para qualificá-lo".

Nilda Stecanela é doutora em educação pela UFRGS e tem sua trajetória profissional marcada pela atuação em escolas públicas da periferia urbana de Caxias do Sul como professora municipal.

Congresso Internacional de Filosofia e Educação
O Centro de Filosofia e Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação recebem, até 20 de fevereiro, as inscrições dos candidatos que tiveram trabalhos aceitos para participar do V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, que será realizado de 17 a 20 de maio. Os candidatos que participarão como ouvintes deverão se inscrever de 15 de março a 3 de maio de 2010.

O Congresso está afinado com a problemática trabalhada em suas edições anteriores, que versaram sobre temas direcionados especialmente à epistemologia, à ética e à educação. Durante quatro dias pesquisadores das áreas da Educação e da Filosofia, do Brasil e do exterior, debaterão as abordagens e perspectivas, tanto filosóficas como pedagógicas, possíveis para pensar alternativas plausíveis e viáveis para enfrentar os desafios da educação na atualidade.