Inaugurado pelo presidente Lula, Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol terá a colaboração de pesquisadores da UCS.

O reitor Isidoro Zorzi e o coordenador do Laboratório de Enzimas e Biomassas do Instituto de Biotecnologia (ligado ao Centro de Ciências Agrárias e Biológicas), professor Aldo Dillon, participaram na última sexta-feira, dia 22 de janeiro, da inauguração do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em Campinas (SP). A cerimônia contou com a presença do Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que ressaltou a importância do CTBE para que o Brasil dê um novo salto tecnológico no setor de etanol de cana-de-açúcar. [Veja como foi a inauguração.]

O convênio assinado em 16 de dezembro entre a UCS e o CTBE viabiliza o trabalho conjunto dos pesquisadores das duas instituições em torno da otimização da produção de enzimas hidrolíticas apartir de linhagens do fungo Penicillium echinulatum, que, desde 1979, vem sendo aprimorado por pesquisadores do Instituto de Biotecnologia. Encontrado em insetos que se alimentam de madeira, este microorganismo produz compostos enzimáticos diferentes dos encontrados em coquetéis comerciais. Isto pode ser um importante diferencial no desenvolvimento da tecnologia de produção industrial de etanol celulósico. "Oque buscamos agora é dar um salto tecnológico por meio do uso de recursos de engenharia", revela o pesquisador do CTBE, José Geraldo Pradella. "Nossos estudos encontram agora, com o CTBE, um abrigo que possibilitará um grande avanço na produção de bioetanol", avaliou o professor Aldo Dillon.