Mestrado em Turismo: múltiplas oportunidades de atuação profissional.

Processo seletivo para ingresso no Mestrado em Turismo em 2010 recebe inscrições até 24 de fevereiro.

Ao mesmo tempo em que está com processo de seleção aberto para o Mestrado em Turismo, até 24 de fevereiro, a UCS se prepara para sediar O VI Seminário de Pesquisa e Turismo do Mercosul - SeminTUR, que ocorre nos dias 9 e 10 de julho, na Cidade Universitária, com o tema Saberes e Fazeres no Turismo – Interfaces. Trata-se de um evento científico organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e que visa reunir pesquisadores de diferentes áreas dedicados a estudos acadêmicos nesse tema, além de graduandos e profissionais da área.

Turismo ligado à educação, ao meio-ambiente, saúde, arquitetura e direito. O Mestrado em Turismo, oferecido pela UCS desde 2001, abre possibilidades para profissionais com diferentes formações e não somente para aqueles que se graduaram em turismo. "Tanto para os que já vêm com uma formação na área, como para os que pretendem ingressar nela, o Mestrado oferece a possibilidade de se pensar o turismo e a hospitalidade em diferentes dimensões", avalia o coordenador, professor Rafael José dos Santos.

Nesse raciocínio, a área da Educação tanto pode estar direcionada às questões ambientais e culturais como à preparação das comunidades para receber os turistas. Para o coordenador, outra área pouco explorada é aquela que envolve as relações entre turismo e saúde. Há também um potencial muito grande no campo jurídico, que envolve desde aspectos alfandegários até relações de consumo. "A arquitetura, o urbanismo e a geografia também são centrais para pensar, entre outras coisas, o planejamento e as relações entre turismo, espaços e paisagens. Há ainda temas e problemas relacionadas à história e até à estatística, sem esquecer a economia", completa Santos. Independentemente da área de formação do profissional, o mestre em turismo será capaz de direcionar seus esforços tanto para a produção acadêmica como para a aplicabilidade dos conhecimentos. Segundo o coordenador, no Brasil existem sete mestrados voltados especificamente para o Turismo e a Hospitalidade. O curso da UCS foi um dos primeiros do país e, em um primeiro momento, a demanda pela formação dedocentes foi bastante grande. “Sinal disso é o fato de muitos ex-alunos estarem hoje lecionando, e alguns, inclusive, coordenando graduações na área, do RS até Roraima”, revela.

No quesito mercado, o coordenador sinaliza duas frentes. "Atualmente, as grandes demandas são, primeiro, a formação de formadores, isto é, de profissionais que não apenas lecionem em cursos de graduação, mas também que ajudem a preparar os que irão treinar a mão-de-obra de caráter operacional. Em segundo, persiste ainda, entre os profissionais de turismo, uma visão empírica, de senso comum, tanto na iniciativa privada como nos órgãos públicos, e aí entra o mestre em turismo: fornecer uma visão sistemática para subsidiar ações de planejamento", justifica.

O turismo na região e no país
A UCS está inserida na área do turismo de diferentes maneiras. Uma delas é através do Observatório de Turismo e Cultura do Rio Grande do Sul - Observatur, que, embora não seja uma iniciativa do Mestrado, tem a participação efetiva de docentes e estudantes do programa. Outra inserção dá-se pelas pesquisas voltadas às questões regionais, como o estudo das relações entre turismo e geração de resíduos e as recentes iniciativas visando à capacitação de profissionais na área da hospitalidade. Uma terceira forma de inserção diz respeito à presença de profissionais que atuam nas secretarias de Turismo dos municípios da região, entre o corpo discente do Mestrado.

O coordenador Rafael José dos Santos completa que o Mestrado de Turismo da UCS surgiu a partir do compromisso da instituição com o desenvolvimento regional, e este é o foco. "Entretanto, esse foco se estende também à relação entre turismo, desenvolvimento e região em outras partes do país. Nosso diferencial reside na multiplicidade de abordagens do turismo, o que possibilita a formação de um profissional com visão multidisciplinar", finaliza.