Israel Baumvol condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

A admissão e promoção de membro da Ordem bem como a concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico são feitas em decretos do Presidente da República e divulgadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Israel Jacob Rabin Baumvol, professor do curso de Engenharia de Materiais e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais, foi agraciado com o título de comendador pela Ordem Nacional do Mérito Científico. Instituída em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia. Há 30 anos, Baumvol contribui com pesquisas e estudos nas áreas da Física e da Engenharia de Materiais e Superfícies. Professor titular da UCS desde 2003, Baumvol coordena o Laboratório de Engenharia de Superfícies da Instituição e é docente convidado da UFRGS.

Para o pesquisador, o curso de graduação em Engenharia de Materiais está inserido no contexto industrial da região, é um exemplo de sinergia universidade-empresa. "Pesquisa e desenvolvimento é o que mais necessitam as empresas da região. Aliás, elas mesmas estão de acordo. Porém isto só será possível com recursos humanos adequados, e este é o papel do Programa de Pós-graduação em Materiais da UCS", completa o professor, que atualmente desenvolve estudos relativos ao processamento a plasma de aços, revestimentos protetores de aços, imunização de polímeros para engenharia biomédica e materiais semicondutores alternativos ao silício

A entrega das insígnias e dos diplomas referentes à admissão ou promoção dentro da Ordem referentes a 2008 e 2009, será feita durante ato solene presidido pelo Presidente da República (o Grão-Mestre da Ordem) ou pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, mas ainda não há uma data definida para a cerimônia.

Foto: Jonas Ramos