Observatório do Trabalho e DIEESE pesquisam perfil das mulheres trabalhadoras em Caxias do Sul.

As mulheres são responsáveis por 40,9% da força de trabalho no mercado formal em Caxias do Sul. A informação faz parte do Boletim Perfil das Mulheres Trabalhadoras em Caxias do Sul no Mercado Formal, resultante da pesquisa realizada pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observatório do Trabalho em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE.

A apresentação do boletim à comunidade será realizada nesta na quinta-feira, dia 25, às 14h30min, na sala 402 do Bloco J da UCS.

A pesquisa, da qual resultou o boletim, traça o perfil das trabalhadoras no mercado formal com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), referente ao ano de 2008, divulgada pelo Ministério do Trabalho. A proposta é demonstrar um panorama das relações de gênero no mercado formal de trabalho de Caxias do Sul a partir dos dados estatísticos oficiais disponibilizados pelo Ministério do Trabalho.

De acordo com o estudo, Caxias do Sul tinha, em 2008, 156.984 trabalhadores empregados com carteira assinada, sendo 64.166 do sexo feminino. O estudo mostra a distribuição deste contingente de trabalhadoras por setores de atividade e suas correlações com faixa etária, escolaridade e renda.

De acordo com a professora Natalia Pietra Méndez, do NID Observatório do Trabalho, o estudo procurou enfocar sempre a relação entre a renda e a jornada de trabalho de homens e mulheres, permitindo comparar a realidade salarial masculina e feminina. "O objetivo é fornecer informações que sindicatos e gestores públicos e privados utilizem para planejar e repensar a inserção das mulheres no mercado", explica.

A pesquisa foi realizada durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Além da professora Natália, participaram do trabalho os professores Luciane Grazziotin e Moisés Waismann, do Observatório do Trabalho, e as economistas Lúcia Garcia e Virgínia Donoso, do DIEESE, que apresentarão os resultados.

O Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observatório do Trabalho é um grupo de pesquisa multidisciplinar que reúne pesquisadores da UCS, ligados aos Centros de Ciências Econômicas, Contábeis e de Comércio Internacional, de Educação e Filosofia e de Humanas. Tem como objetivo promover a pesquisa acerca do trabalho e oferecer subsídios à sociedade civil, intensificando as relações entre Universidade e o mundo do trabalho. A proposta é disponibilizar informações pesquisadas para fomentar ações dos gestores públicos, privados para qualificar o mercado de trabalho no qual se inserem egressos da UCS.