Projeto Engenheiro do Futuro realiza rally científico neste final de semana na Cidade Universitária.

Voltado para estimular entre os estudantes do ensino médio o gosto pela ciência e o interesse pelas profissões na área das engenharias e tecnologias, o Projeto Engenheiro do Futuro prossegue com a realização de atividades especialmente direcionadas aos estudantes e seus professores. Nos laboratórios prosseguem as oficinas com os estudantes e seus professores, oportunidade em que eles podem interagir diretamente com os professores da UCS e acompanhar a realização de experimentos científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento.

Rally Científico
Neste final de semana, realiza-se mais uma etapa do Projeto: o 1º Rally Científico. A partir das 13 horas, no Bloco V, cerca de 100 estudantes de 10 escolas da cidade e região participam de uma série de atividades interativas e interdisciplinares (provas) relacionadas com as ciências exatas e as engenharias.

O objetivo do rally, segundo o coordenador, professor José Arthur Martins, é promover a integração de docentes e acadêmicos dos cursos de Engenharia da UCS com alunos e professores de escolas de ensino médio públicas e particulares. "Queremos aproximar os jovens das ciências exatas e das engenharias e impulsionar o interesse deles pela área", completa Arthur. O rally ocorre durante toda a tarde de sábado e domingo pela manhã. A premiação realiza-se no domingo, dia 13, às 13h.

Oficinas para ver como as coisas funcionam

Alunos do primeiro ano do ensino médio do Instituto de Educação Cenecista de Antônio Prado participaram no dia 20 de abril de uma oficina de Produção Fermentativa de Álcool Etílico Hidratado, realizado no Laboratório de Microbiologia, no Centro de Ciências Agrárias e Biológicas. Acompanhados do professor de Biologia da escola e egresso da UCS, Guilherme Brambatti Guzzo, os estudantes foram recebidos pelos professores e estudantes de pós-graduação que atuam no laboratório e puderam acompanhar processos como a avaliação do crescimento e produção do etanol, a visualização das células de leveduras, o cultivo em um biorreator e a destilação final.

"Ainda não decidi que curso vou fazer, mas visitar os laboratórios e ver como funciona toda essa parte prática da engenharia ajuda bastante. Temos mais clareza do que é a profissão", comentou a Manuela Restelatto Sandi, 14 anos, que participou de uma demonstração prática juntamente com os colegas Rapahel Bettoni, 15, e Roberta Restelatto Anziliero, 15.

O Projeto Engenheiro do Futuro é desenvolvido desde 2009 pela UCS, em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) e as empresas da região, e com financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia). Seu principal objetivo é estimular estudantes de ensino médio e seus professores a vivenciar situações de aprendizagem em ambientes e modos de fazer, próprios das engenharias. Está focado em dois eixos básicos: no professor, propiciando que aperfeiçoe seus conhecimentos da área onde atua e aprimore o seu fazer pedagógico; e no aluno, incentivando-o, por esse convívio com o universo das engenharias, a expandir seus talentos em carreiras científicas e tecnológicas.

Fotos de Jonas Ramos