Projeto Engenheiro do Futuro: Rally científico mobiliza estudantes.

Atividade do Projeto Engenheiro do Futuro envolveu alunos e professores de nove escolas de ensino médio de Caxias do Sul e Nova Prata.

Uma das melhores formas de despertar a curiosidade dos estudantes do Ensino Médio é aliando prática, teoria e motivação interdisciplinar. Tudo isso pode ser conferido durante a primeira edição do Rally Científico, realizado dias 12 e 13 de junho, na Cidade Universitária. Trata-se de uma das iniciativas do Projeto Engenheiro do Futuro - EngFut que visa a estimular entre os alunos o gosto pela ciência e o interesse pelas profissões ligadas às engenharias e tecnologias. O encontro mobilizou nove escolas de Caxias do Sul e reuniu cerca de 100 estudantes, que permaneceram na UCS entre as 13h de sábado e as 10h de domingo, ininterruptamente.

O coordenador do evento, professor José Arthur Martins, explica que, mais do que promover a integração com alunos e professores de escolas de ensino médio públicas e particulares, o rally quer dar visibilidade e impulsionar talentos. "Queremos contribuir para que todo esse potencial dos alunos para as ciências exatas seja desenvolvido", completa Arthur.

Estudantes da escola Alexandre Zattera e da escola Irmão Guerini, no momento de realização das provas.

Para os participantes, esse objetivo começou a ser atingido logo após a distribuição das primeiras tarefas, ainda pela manhã. Em uma sala no segundo andar do Bloco V, por exemplo, estudantes da equipe "Men at Work", da Escola Irmão Guerini, finalizavam a confecção de uma réplica da Torre Eiffel com clips já de ollho na próxima atividade a ser anunciada. Sob a orientação da professora de Matemática Ândrea Martini, os alunos Diego Machado, Renan Zanete, Guilherme Pasquali e Carlos José Borsoi, todos de 17 anos, também perceberam a importância da atividade. "Essa experiência dá uma noção do que vamos encontrar pela frente. A aplicação prática é fundamental", avalia Pasquali, que pretende seguir nas áreas de Engenharia de Produção ou Mecânica.

Ândrea, que também participou de uma capacitação de professores, outra atividade do projeto Engenheiro do Futuro, ressaltou que o interesse pelo rally partiu dos próprios alunos. "Esse incentivo é a prova de que eles já estão integrados à área", completa. As provas realizadas durante a tarde e noite englobaram ainda a construção de uma pirâmide alimentar com material reciclado, um desfile de moda produzido com materiais alternativos, uma caça ao tesouro e a confecção de uma pilha ecologicamente correta.

Além da Irmão Guerini, o Rally Científico reuniu alunos e professores das escolas Melvin Jones, Maria Araci Trindade Rojas, Murialdo, Alexandre Zattera, Instituto Tiradentes (Nova Prata), Santa Catarina, Imigrante e São Carlos.

A grande vencedora foi a equipe Cientecnus, da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Araci Trindade Rojas. Os estudantes receberam medalhas e um troféu. Já a escola foi contemplada com um kit multimídia, composto por um notebook e um datashow. O segundo e terceiro lugares, respectivamente o Intituto Tiradentes, de Nova Prata, e a Escola Alexandre Zattera, levaram medalhas e troféu.

Equipes da Escola Tiradentes e da Colégio Murialdo fazem uma pausa para o registro fotográfico.

O projeto
Além da primeira edição do Rally Científico, o Projeto Engenheiro do Futuro (EngFut) prossegue na UCS com a realização de diversas atividades direcionadas aos estudantes e seus professores. As oficinas realizadas nos laboratórios, por exemplo, oportunizam a interação direta com os docentes da Instituição e o acompanhamento de experimentos em diferentes áreas do conhecimento.

O Engenheiro do Futuro é desenvolvido desde 2009 pela UCS, em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) e as empresas da região, e com financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia). Está focado em dois eixos básicos: no professor, propiciando que aperfeiçoe seus conhecimentos da área onde atua e aprimore o seu fazer pedagógico; e no aluno, incentivando-o, por esse convívio com o universo das engenharias, a expandir seus talentos em carreiras científicas e tecnológicas.

Fotos de Jonas Ramos