EDUCS lança "Das fronteiras do Império: a publicidade norte-americana no Brasil dos anos 1920".

A EDUCS lança, na próxima terça-feira (22) a obra "Das fronteiras do império: a publicidade norte-americana no Brasil dos anos 1920", do professor Rafael José dos Santos.

O lançamento, que integra a programação da Semana da Comunicação do Centro de Ciências da Comunicação, acontece às 19h, no saguão do Bloco M, na Cidade Universitária.

Em 1927, o informativo interno da agência de publicidade norte-americana J. W. Thompson veiculava notícias de sua expansão para outros países em uma nota que trazia como título: Das fronteiras de nosso vasto império. Nos anos 20 e 30 do século passado, agências dos Estados Unidos abriram filiais pelo mundo, acompanhando o movimento de expansão do capitalismo monopolista e constituindo, assim, um dos percursos do que seriam, décadas mais tarde, uma sociedade globalizada e uma cultura mundializada. Através de um olhar sociológico, e fundamentado em material primário em parte ainda inédito no Brasil, este livro, segundo o autor, "busca apreender, nos sentidos expressos pelos publicitários não apenas o início da consolidação de um campo específico de produção simbólica, mas, principalmente, um aspecto da dinâmica cultural no Brasil das três primeiras décadas do século XX, onde, entre outras, esboçava-se a problemática de nossa modernidade".

O livro é uma contribuição à história da Publicidade no Brasil e parte da tese do professor Rafael, "Um percurso da mundialização: publicidade e publicitários no curto século XX".

O autor
Rafael José dos Santos é doutor em Ciências Sociais, mestre em Antropologia Social e bacharel em Ciências Sociais, todas pela Unicamp (SP). Desde 2005 é docente no Centro de Ciências Humanas da UCS, onde atua nos programas de pós-graduação em Turismo e em Letras, Cultura e Regionalidade.