Curso de Ciência da Computação comemora 25 anos.

Quando o curso de Ciência da Computação iniciou oficialmente na Universidade de Caxias do Sul, em 4 de março de 1985, a maioria dos docentes era oriunda da Engenharia ou Matemática, havia poucos profissionais graduados no mercado e a informática ainda engatinhava. Notebooks e computadores portáteis, tão comuns em salas de aula atualmente, eram inimagináveis. Internet e redes sociais, uma realidade ainda bem distante.

Passados 25 anos de sua implantação e 21 da primeira turma formada, o curso acompanhou a velocidade com que a tecnologia da informação tomou conta do mercado, tornando-se item fundamental em todas as áreas, setores e funções. Atualmente, não há como dissociar a tecnologia da informação e a informática de qualquer atividade profissional.


O curso de Ciência da Computação já formou 418 profissionais da área da Tecnologia da Informação (TI), que atuam nas mais diversas empresas da região, do país e até do Exterior. Alguns ex-alunos fundaram empresas locais, outros atuam como docentes, mas a grande maioria trabalha na área de TI.

Mercado
Jefferson Trindade, 41 anos, graduou-se em 1995 e, mesmo durante o curso, conciliava aulas com um estágio no departamento de informática de uma indústria metalúrgica. Em 1998, vislumbrou o filão da consultoria em informática e hoje atua na área de Tecnologia da Informação, com uma empresa própria. Um caminho sem volta, segundo ele. “Atualmente, a TI abrange tudo, e os nichos de atuação para bons profissionais são fartos. Ainda durante o curso na UCS lembro de que éramos estimulados a ficar de olho no mercado, pois ele iria crescer mais e mais a partir da década de 1990”, conta.

Essa opinião é corroborada pela coordenadora do curso, professora Simone Cristine Mendes Paiva. Segundo ela, a demanda por profissionais vive uma espécie de superaquecimento na região. “Os acadêmicos costumam entrar no mercado já a partir do segundo semestre, tamanha a procura das empresas por profissionais qualificados”, avalia.

Já para o diretor do Centro de Computação e Tecnologia da Informação, Giovanni Ely Rocco, o profissional que sai da UCS está habilitado não apenas a resolver questões pontuais do mercado. “A UCS forma profissionais com fundamentação teórico-prática para atuar e resolver problemas que ainda vão aparecer. Eles saem preparados a suprir demandas que surgem na mesma velocidade que a TI avança”, explica Rocco, completando que toda essa trajetória de avanços ganhará uma programação especial a partir do segundo semestre.

Os 25 anos do curso também serão homenageados em sessão solene na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no dia 19 de agosto.

Implantação
À época da implantação, o curso de Ciência da Computação pertencia ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, tendo como referência o Bloco G, na Cidade Universitária.

Em julho de 2006, foi inaugurado o Bloco 71, que abriga a atual estrutura de laboratórios do curso. Já em agosto de 2009, foi criado o Centro de Computação e Tecnologia da Informação, do qual o curso passou a fazer parte desde então.

Atualmente, a estrutura do curso dispõe de oito laboratórios e cerca de 150 computadores para uso dos acadêmicos e professores.

Fonte: Atos e Fatos - Edição: 858 | Foto: Jonas Ramos