Professor Miguel Santin é novo sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.

O Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVI tem novo sub-reitor. O professor Miguel Angelo Santin (foto à direita) assumiu o cargo na noite de quarta-feira, 30 de junho, em substituição ao professor José Carlos Köche, empossado vice-reitor da UCS no mês passado. Participaram da solenidade de posse autoridades civis e acadêmicas, empresários, professores, funcionários e alunos.

Miguel Santin assume a sub-reitoria da unidade universitária de Bento Gonçalves que conta, atualmente, com mais de 5 mil alunos, 204 professores, 67 funcionários, 22 cursos de Graduação e oito especializações e um MBA. Uma das metas da sua gestão é a integração do CARVI com núcleos universitários de Guaporé, Nova Prata e Veranópolis, no que diz respeito ao planejamento e desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. "Vamos realizar um trabalho de equipe, sempre ouvindo professores, funcionários e alunos para pensar em soluções inovadoras e atender às necessidades da comunidade regional", afirmou o sub-reitor em seu discurso de posse.

O reitor Isidoro Zorzi desejou ao novo sub-reitor que continue administrando a unidade em busca da expansão da qualidade no ensino, especialmente na pós-graduação. "Nossa meta é triplicar o número de programas de pós-graduação em quatro anos. Pode parecer um projeto muito ambicioso, mas temos condições de atingir o objetivo". Zorzi ressaltou ainda o fortalecimento da regionalização da UCS. "A participação de representantes da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos - FERVI e da Associação Pró-Ensino Superior dos Campos de Cima da Serra - APESC no Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul e a eleição de um vice-reitor de Bento Gonçalves são dois indicativos de que a UCS definitivamente não é mais exclusividade de Caxias do Sul".

O presidente da FERVI, Nestor Caon, salientou que, ao agregar outras unidades, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos estará ajudando a desenvolver a Universidade e, consequentemente, a região. "Com outras unidades agregadas vamos poder ampliar investimentos e qualificar o ensino".

Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo, o sub-reitor é especialista em Teoria Geral do Direito e Ética e Filosofia Política pela UCS e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. É professor da UCS desde agosto de 1995, no curso de Direito no Campus Universitário da Região dos Vinhedos. Também atuou nos cursos de Direito no Núcleo Universitário de Guaporé e no Campus Universitário de Vacaria. Na sua trajetória na área de gestão na UCS foi orientador do curso de Direito do CARVI e desde 2001 é diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, cargo que acumulará com a sub-reitoria da unidade.

Da esquerda para a direita: José Carlos Köche, vice-reitor da UCS; Roque Grazziotin, vice-presidente da FUCS; Isidoro Zorzi, reitor da UCS; Nestor Caon, presidente da FERVI; Roberto Lunelli, prefeito de Bento Gonçalves; e Miguel Santin.

Fotos: Idovino Merlo