Desempenho do CETEC no ENEM 2009 mantém padrão dos últimos anos.

Os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio 2009, divulgados pelo MEC na manhã desta segunda-feira, dia 19, colocam mais uma vez as unidades do CETEC de Caxias do Sul e de Veranópolis, em lugar de destaque entre as escolas do Rio Grande do Sul.

A participação no exame é voluntária e, no CETEC-Caxias do Sul, 102 estudantes realizaram o exame que resultou numa nota média global para a escola de 663,44. Em Veranópolis, 19 estudantes fizeram o exame e a nota média global ficou em 648,22.

Segundo lugar entre as escolas da cidade, o CETEC-Caxias ficou em 13º lugar no estado, sendo que entre as escolas que inscreveram mais de 100 alunos no exame, ficou na 3ª posição. A unidade de Veranópolis alcançou a 1ª posição na cidade e a 36ª no estado.

Segundo dados do Portal IG, 25.484 escolas que oferecem ensino médio regular participaram da avaliação, sendo que somente 17.898 obtiveram médias globais. O Portal elaborou um ranking considerando apenas as notas globais (provas objetivas e redação) obtidas pelas escolas. Por esse critério, o CETEC-Caxias ficou em 407º e o CETEC-Veranópolis em 757º. O Colégio Vértice, da cidade de São Paulo, obteve o topo do ranking com as médias mais altas: 749,70. [ leia mais.]

O desempenho do CETEC no ENEM 2009 manteve a mesma regularidade dos últimos anos o que, na visão da diretora Ana Cesa, reafirma a qualidade do ensino que a escola oferece. "Nossos alunos vêm mantendo um bom desempenho no ENEM, assim como temos registrado índices de aprovação de mais de 70% nos concursos vestibulares. Esses resultados são indicadores de que o CETEC consolida-se como uma das melhores escolas não só da região, mas do estado do Rio Grande do Sul. Somos uma escola jovem, de 15 anos apenas, ancorada na Universidade de Caxias do Sul, uma instituição com história e tradição na formação para o ensino superior. É esse respaldo que nos dá segurança e apoio para prosseguirmos inovando na formação de jovens, seja no ensino médio ou no ensino profissional de nível técnico. As avaliações externas, felizmente, só vêm reafirmar o empenho de alunos, professores e coordenadores no processo de ensino e aprendizagem que visa, não somente dar conta dos conteúdos do ensino médio ou do ensino técnico, mas também formar cidadãos felizes, capazes de conduzir suas vidas com segurança e sabedoria".