Acadêmico do Mestrado em Turismo apresenta projeto Negócio é Negócio em Brasília.

Rafael Ikawa, estudante do Mestrado em Turismo, foi convidado pelo Sebrae-RS para participar do 1º Encontro Nacional do Projeto de Atendimento Ativo Negócio é Negócio, que será realizado nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de julho, em Brasília. Rafael atua como agente de Orientação Empresarial no Projeto Negócio é Negócio desde o mês de maio.

Desenvolvido por meio de convênio entre o SEBRAE/RS e a UCS, o projeto Negócio é Negócio tem por objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos das empresas com até quatro funcionários e oferecer soluções individuais. A meta do projeto no RS é beneficiar, até o final do ano, 80 mil empresas de diferentes segmentos. Esse número, segundo o Sebrae, representa 11,5% do total de 692 mil microempresas existentes no Estado. Pelo convênio, a UCS atenderá a 9,3 mil micro-negócios de todos os setores nas regiões da Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra.

Atualmente a Universidade conta com 53 agentes de orientação empresarial que, a exemplo de Rafael Ikawa, precisam realizar três visitas a cada empresa para diagnosticar os pontos fortes e fracos, implantar melhorias e avaliar os resultados. "É um trabalho que traz benefício aos microempresários e experiência aos acadêmicos”, explica o coordenador regional do projeto Negócio é Negócio, professor João Vicente Franco de Godolphim, do Centro de Ciências da Administração.