Reconhecimento de curso: Agronomia recebe conceito 4 na avaliação do MEC.

Os cursos de Agronomia, com funcionamento na Cidade Universitária, em Caxias do Sul, e no Campus Universitário de Vacaria, receberam conceito 4 (numa escala de 1 a 5) na avaliação para reconhecimento de curso, realizada pelas comissões designadas pelo Ministério da Educação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep/MEC divulgou na quinta-feira, dia 19, o resultado das avaliações in loco realizadas no início deste mês. Foram avaliadas a organização didático-pedagógica, o corpo docente e as instalações físicas nas duas unidades.

Os cursos foram implantados em março de 2006 e no final deste ano forma-se uma primeira turma em cada unidade. Atualmente, nos dois campi estão matriculados aproximadamente 450 acadêmicos.

"Esse conceito é resultado do esforço da gestão universitária na qualificação dos cursos, no que se refere à organização didático-pedagógica, ao corpo docente e à  infraestrutura", destaca o pró-reitor Acadêmico, professor Evaldo Antonio Kuiava. Os cursos têm mais de 85% dos seus professores com título de mestre e doutor. Nas duas unidades há laboratórios especializados para a realização de aulas práticas, tendo, alguns, acreditação de órgãos competentes para prestação de serviço.

"Foi muito importante receber o reconhecimento antes mesmo de formar a primeira turma. Este conceito atesta a qualidade do curso e dá mais segurança aos alunos", enfatiza o coordenador do curso de Agronomia da Cidade Universitária, professor Jaime Lovatel.

No Campus Universitário de Vacaria, o conceito 4 também foi comemorado. "Fomos bem avaliados em todas os requisitos, e esse conceito é o reconhecimento ao esforço de alunos, professores e gestores da UCS para a qualificação do curso", observa a subcoordenadora do curso de Agronomia, professora Elaine Damiani Conte.

Formação com teoria na prática

Filho de agricultores, Heider Peruzzo Favaretto foto à direita 22 anos, não teve dúvidas na hora de escolher a profissão que queria seguir. A opção pelo curso de Agronomia veio naturalmente em 2005, quando prestou o Vestibular de Verão da UCS. No curso, o jovem aprendeu teoria e prática nos processos de produção, transformação, comercialização e gestão de propriedades agrícolas.

Cursando o 10° semestre, Heider é bolsista de iniciação científica do CNPq e atua na pesquisa "Tratamento Anaeróbio de Dejetos de Suínos com Reaproveitamento Integrado de Energia e de Nutrientes na Agricultura", coordenada pelos professores Jaime Luiz Lovatel, Gabriel Fernandes Pauletti e Lademir Luiz Beal. Mas essa não é a única pesquisa da qual participa.

Para o Trabalho de Conclusão de Curso, o acadêmico está pesquisando a utilização de uma erva daninha rica em proteína, na produção de massas e farinhas para pessoas com intolerância ao glúten. "Me formar em um curso que tirou conceito quatro será muito bom porque me abrirá portas no mercado de trabalho". Na verdade já está abrindo. O acadêmico já recebeu proposta para realizar o estágio curricular, neste último semestre, em uma empresa local.

Nas fotos de Jonas Ramos e Claiton Stumpf, detalhes da rotina acadêmica dos estudantes de agronomia, em Caxias do Sul e Vacaria.