INTERCOM 2010: UCS sedia um dos maiores eventos de comunicação social.

Congresso é realizado pela primeira vez em universidade fora de capital e reúne cerca de quatro mil participantes

De 2 a 6 de setembro, a UCS abriga a trigésima terceira edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2010, que traz como tema "Comunicação, cultura e juventude". O encontro congrega cerca de quatro mil participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais e especialistas da área, vindos de todas as regiões do Brasil e dos Estados Unidos, Portugal, México, Espanha, Chile, Dinamarca, Angola, Itália, Argentina e Porto Rico.

Para a diretora do Centro de Ciências da Comunicação, professora Marliva Vanti Gonçalves, "o Congresso da Intercom é o maior encontro de estudantes, pesquisadores e professores da área em toda a América Latina. É a partir das discussões em eventos dessa categoria que se constroem as linhas de pensamento para a comunicação no Brasil".

Nos cinco dias do congresso, que ocorre na Cidade Universitária, acontecem, paralelamente, diversas atividades como oficinas, minicursos, colóquio, fóruns, apresentações de grupos de pesquisa, mesas-redondas, prêmios, lançamentos de livros, além de atividades culturais.

PROGRAMAÇÃO
No dia 2 de setembro, quinta-feira, ocorre o Pré-congresso da Intercom, na forma do IV Colóquio Binacional Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação, que reúne pesquisadores dos dois países para discutir a pesquisa na área. Na sexta-feira, dia 3, os trabalhos iniciam-se com a realização de 37 oficinas e 12 minicursos.

A abertura oficial do evento acontece às 19 horas, no UCS Teatro, com o lançamento da enciclopédia Intercom de Comunicação, a apresentação do acordeonista gaúcho Renato Borghetti e um tradicional filó de confraternização. A conferência de abertura ocorre às 9 horas do sábado, no UCS Teatro, com o professor e pesquisador Thomas Tufte, da Roskilde Universitet (Dinamarca), que falará sobre "Juventude, Comunicação e Negociação de Mudança Social".

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação e, neste ano, é realizado em parceria com a UCS e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Informações sobre o congresso e a programação completa estão disponíveis no site do Intercom, no Site da UCS, no Blog e no Twitter do evento.

Comunicação na UCS
A UCS oferece o curso de Comunicação Social com habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, todas na Cidade Universitária. Estes cursos estão abrigados no Centro de Ciências da Comunicação, criado em 2008, que conta com 36 professores e cerca de 1.160 acadêmicos matriculados neste semestre. Para atender às necessidades das disciplinas, estão à disposição dos alunos laboratórios de fotografia, de rádio, de televisão, de informática e também a Agência Experimental de Comunicação Integrada.

Além do curso de Comunicação Social, a UCS oferece outros 57 cursos, somando 163 opções de ingressos e conta com 16 bibliotecas, aproximadamente 790 laboratórios de ensino e mais de 500 salas de aula.

A Intercom
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação foi fundada, em 1977, por um grupo de professores de São Paulo, com a finalidade de promover a troca de informações e facilitar a pesquisa científca na área. Mais de 30 anos depois, o congresso nacional da entidade é um dos maiores eventos latinoamericanos sobre comunicação. Hoje, a entidade é presidida pelo gaúcho Antônio Hohlfeldt, docente da PUC-RS. Além do congresso nacional, também ocorrem, anualmente, congressos da Intercom em cada região do país.

Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 868 | Foto: Jonas Ramos