SEMINÁRIO ESCOLA e PESQUISA: debates em torno da utilização da pesquisa como ferramenta pedagógica.

O Centro de Filosofia e Educação, o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Observatório da Educação da UCS promovem, neste final de semana, a 10ª edição do Seminário "Escola e Pesquisa: um encontro possível". Realizado na UCS há 10 anos, o seminário integra as atividades Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) coordenado pela Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro, ambos com sede em São Paulo, que desenvolvem e executam projetos na área de Educação.

Coordenado pela professora Nilda Stecanela, diretora do Centro de Filosofia e Educação, o seminário vai reunir os diferentes agentes do processo de ensino-aprendizagem em torno de uma reflexão sobre a pesquisa como princípio educativo. A proposta é capacitar professores e futuros professores para a utilização da pesquisa como ferramenta pedagógina na sala de aula.

Há 10 anos desenvolvido no Polo RS do NEPSO, o seminário já capacitou 420 professores e acadêmicos dos cursos de licenciaturas, oportunizando a apresentação dos resultados de quase 300 projetos de pesquisa em sala de aula, que envolveram mais de seis mil alunos das escolas de ensino fundamental e médio.

Neste final de semana estão sendo esperados cerca de 400 participantes, em uma atividade que também irá socializar os projetos desenvolvidos nos polos RS e PR. A abertura do seminário será, na sexta-feira (10), às 19h30min, no Salão de Atos do Bloco A, com a mesa-redonda "A pesquisa como princípio educativo: desafios, rupturas e continuidades do NEPSO-Polo RS", com Ana Lúcia Lima, do Instituto Paulo Montenegro, Guillermo Williamson, do Polo Chile/Universidad de La Frontera; Nilda Stecanela, do Polo RS/UCS; e Selma Arendt, do Polo RS/EMEF Demétrio Moreira da Luz.

No sábado, dia 11, a partir das 8h30min, no Bloco J, realiza-se o painel "Os jovens comunicadores do NEPSO e a Rádio Escolar", com a presença de Marilse Araújo e Renato Nascimento, ambos da Ação Educativa/SP e Fernanda Bertoldo, da UCS. As atividades têm continuidade com a apresentação dos projetos desenvolvidos nas seguintes linhas de pesquisa: Culturas da Infância e da Juventude; Currículo, culturas e formação docente; Ética e Cidadania; Saúde e qualidade de vida; e Educação ambiental.

Na parte da tarde, no Bloco E, serão desenvolvidas oficinas e grupos de estudos, envolvendo professores, acadêmicos de licenciaturas e alunos de escolas de ensino fundamental e médio.

Acompanhe a programação completa do seminário.

Simpósio de coordenadores
Os coordenadores do Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião no México, Colômbia, Chile, Argentina, Portugal e de outros polos no Brasil, como de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul (de São Sebastião do Caí, Farroupilha, São Marcos e Osório) participam, até o dia 13 de setembro, do II Simpósio Internacional dos Coordenadores.