Estudantes da UCS participam do 1º Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil.

Morgana Bozza cursa Licenciatura em Pedagogia e é bolsista PIBIC/CNPq do Observatório de Educação da UCS, com atividades na linha de pesquisa "Infâncias, Juventudes e Processos Educativos". Seu projeto de pesquisa Escola e jovens privados da liberdade: desvendando sentidos, coordenado pela professora Nilda Stecanela, insere-se num projeto maior que investiga narrativas (auto)biográficas de jovens em conflito com a lei, intitulado "Escola de borracha: um estudo sobre processos educativos e identitários de jovens em privação de liberdade".

Com menos de um ano de atividades em iniciação científica, Morgana é uma das pesquisadoras mais novas do Observatório de Educação, no entanto, na próxima semana, ela já terá a sua primeira experiência em um evento de iniciação cientifíca regional. Ela faz parte da caravana de 33 estudantes da UCS que tiveram seus trabalhos selecionados para apresentação no 1º Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Sul do Brasil, promovido pela UDESC, e que se realiza de 13 a 16 de setembro, em Florianópolis. Sua pesquisa foi selecionada para apresentação oral e tanto Morgana como seus companheiros de viagem estão naquele misto de animação e ansiedade para compartilhar o resultado de seus trabalhos com estudantes de universidades do sul do país. Na volta, eles participam do XVIII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.

"Participar pela primeira vez de um evento de iniciação científica é um grande desafio, pois como iniciei na pesquisa em fevereiro deste ano, minha trajetória como pesquisadora está apenas começando. Alguns sentimentos, em especial nervosismo, ansiedade e dúvidas com relação de como será minha apresentação só aumentam com a proximidade das datas de apresentação. Mas, acredito que a participação nestes eventos contribuem muito para a minha formação e me permitem divulgar o trabalho de inicação científica realizado até agora".

Os estudantes viajam na segunda-feira (13) bem cedinho em transporte providenciado pela Universidade.