EDUCS lança "Jovens e Cotidiano: trânsitos pelas culturas jovens e pela escola da vida", de Nilda Stecanela.

A EDUCS lança, nesta terça-feira, dia 14, a obra Jovens e Cotidiano: Trânsitos pelas Culturas Jovens e pela Escola da Vida, da professora Nilda Stecanela, do Centro de Filosofia e Educação. O evento de lançamento será às 19 horas, na Sala Florense, Bloco M, Cidade Universitária.

Neste livro, a dimensão não escolar da educação é tomada como objeto de análise, a partir do cotidiano de jovens de uma periferia urbana do interior do Brasil, entrelaçando elementos das culturas juvenis com a categoria nativa da "escola da vida". Configura os resultados de uma pesquisa que se propôs a estreitar os elos entre sociologia da juventude, buscando interfaces interdisciplinares como forma de compreender os processos informais da socialização juvenil.

Como questão central de investigação procurou-se "saber como os jovens da periferia urbana vivem, percebem e concebem sua condição juvenil na ocupação de seus tempos livres e como e quais conhecimentos eles constroem em suas redes de sociabilidade".

Enfim, o livro apresenta um vasto leque de temas, desde uma abordagem histórico-sociológica da categoria "juventude", passando pela questão educacional e a problemática das identidades na modernidade tardia.

A autora, Nilda Stecanela, é doutora em Educação, atuando como docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Coordena o Observatório de Educação da UCS e o Programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião no Polo Rio Grande do Sul. Desde 2009 é diretora do Centro de Filosofia e Educação.