Pós-Graduação em Biotecnologia: nível 5 é comemorado por professores, alunos e egressos.

Gustavo Scola, 29 anos, fez graduação em Fisioterapia na FEEVALE e iniciação científica no Laboratório de Fisiologia Celular da UFRGS. É mestre em Biotecnologia pela UCS, com a dissertação "Avaliação da atividade antioxidante, antiinflamatória e analgésica de sementes de resíduos de vinificação" com orientação da professora Mirian Salvador. Ingressou no doutorado em 2009 e seus estudos sobre a "Atividade biológica de resíduos de vinificação de Vitis labrusca" realizam-se no Laboratório de Estresse Oxidativo e Antioxidante, também com a orientação da professora Mirian Salvador. Gustavo é o representante dos alunos do PPGBio no Colegiado e representante dos alunos de todos os programas de pós-graduação na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. Ele nos dá um depoimento sobre a relação professor-aluno no âmbito do Programa.


Como representante do corpo discente, como você avalia o relacionamento entre professores e alunos? Os alunos têm suas expectativas atendidas?
As relações entre docentes e discentes são peças fundamentais na realização comportamental e profissional do aluno de mestrado ou doutorado, pois envolvem interesses e intenções de extrema relevância pessoal e científica. Esta interação é o expoente de intensa agregação de valores. O aluno chega ao Programa determinado a executar um distinto estudo para sua formação e com o tempo se depara com um amplo espectro de possibilidades científicas e tecnológicas que o entusiasmam a descobrir "biotecnologias". Penso que com o desenvolver de seus projetos, os alunos do PPGBIO aprendem a observar o mundo com outros olhos e fazem das suas expectativas seus objetivos de pesquisa e de vida.

E porque é importante fazer um mestrado/doutorado?
A escolha do ingresso na vida acadêmica é uma importante decisão na vida do estudante, essa é sempre acompanhada de dúvidas e questionamentos, como na citação de Pedro Demo, que diz: é normal que a primeira impressão seja de perplexidade. Não sabemos por onde começar, sobretudo se nunca nos tínhamos metido antes do assunto. Todavia, é a situação normal de quem se julga pesquisador e não detentor de saber evidente e prévio. (...) O processo de superação dessa perplexidade inicial é algo central na formação científica de uma pessoa.

Enfim, o importante de se fazer um mestrado ou doutorado é o aprimoramento intelectual que nos possibilita uma melhor forma de execução profissional na área em que se atuará".


Sergio Echeverrigaray é mestre e doutor em Agronomia pela USP (1986) e está na UCS desde 1992. Participou das ações de implantação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e já orientou algumas dezenas de estudantes. Como os demais integrantes do corpo docente, Sérgio também comemora a progressão do Programa perante a avaliação da CAPES. Ela fala sobre as particularidades da biotecnologia e sobre o perfil do estudante de pós-graduação.

O PPGBio recebe profissionais com formação em diferentes áreas de conhecimento, que particularidade é essa?
A biotecnologia é uma área multidisciplinar que abriga a atuação de profissionais das mais diversas áreas. A abrangência da biotecnologia pode ser facilmente percebida na amplitude das linhas de pesquisa do Programa, as quais transitam de estudos bioquímicos e genéticos básicos até a aplicação de conhecimentos biológicos na saúde e meio ambiente. Assim sendo o PPGBio tem contado coma a participação de biólogos, biomédicos, bioquímicos, farmacêuticos, médicos, agrônomos, veterinários, químicos, engenheiros químicos, engenheiros de alimentos, e informatas e este espectro vem se ampliando constantementecom a consolidação de grupos de pesquisa e linhas de atuação.

O que diferencia (modo de atuação, competências, percepção) um profissional com mestrado e doutorado daquele que tem somente a graduação?
O profissional que cursa mestrado ou doutorado desenvolve novas habilidades, mas principalmente adquire uma nova forma de pensar e agir frente aos problemas teóricos e práticos. A visão atualizada e inovadora, com forte suporte científico abre novas portas aos profissionais com pós-graduação em biotecnologia.

De que maneira a formação de mestres e doutores em Biotecnologia contribui para impulsionar o desenvolvimento, seja ele em nível local, regional, nacional, ou mundial?
Ao longo destes anos, a pós-graduação em Biotecnologia da UCS tem contribuído de forma efetiva para o conhecimento científico com centenas de trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais de renome, para a formação profissionais qualificados atualmente em atividade em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior, assim como contribui para o desenvolvimento nacional e regional através de pesquisas aplicadas na área de saúde, meio ambiente, agropecuária e na indústria. Além disso, o convívio constante entre alunos de pós-graduação e de graduação tem contribuído para a criação de uma consciência científica e uma mentalidade quastionadora e inquisidora entre alunos de distintos níveis de formação, o que pode ser facilmente observado na qualidade dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na Instituição.

Fernanda Bettin entrou na UCS em 1995. Da graduação em Ciências Biológicas ao Doutorado em Biotecnologia - sua defesa de Tese ocorreu no dia 27 de agosto de 2010 - passaram-se 15 anos. Recém-doutora, Fernanda deseja firmar-se na carreira docente e dar continuidade às suas pesquisas na área da microbiologia industrial e bioprocessos. Ela também nos dá um depoimento sobre sua passagem pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.

O que a motivou a ingressar em um curso de pós-graduação stricto sensu?
Como meu curso de graduação foi Ciências Biológicas, o caminho natural que os profissionais biólogos buscam é a pós-graduação, visto que a Biologia é extremamente ampla. Com a finalidade de me especializar e de aprofundar os conhecimentos na minha área de interesse, ingressei no Mestrado em Biotecnologia, mesmo tendo trabalhado em outra área durante cinco anos de iniciação científica na UCS.

Por que a escolha do Mestrado em Biotecnologia da UCS?
A Biotecnologia já despertava meu interesse durante a graduação. Atualmente, está em franca expansão e as pesquisas realizadas em diferentes áreas trazem benefícios para vários setores da sociedade, mesmo que, muitas vezes, a longo prazo. Além da vontade concluir os cursos de mestrado e doutorado, que sempre foi meu desejo pessoal e profissional, a ideia inicial era de realizar um trabalho que pudesse ter alguma relevância do ponto de vista ambiental. Como o PPGBio oferecia essa possibilidade, resolvi encarar o desafio. Hoje, vejo que a importância da Biotecnologia vai muito além das minhas aspirações iniciais, vigorando nos âmbitos acadêmico, científico e tecnológico com um grande impacto.

Como você via a Biotecnologia, como área de atuação profissional, quando entrou no Mestrado e como vê agora? Que análise você faz da progressão do Programa, durante o tempo em que foi aluna?
Na realidade, inicialmente, não tinha uma ideia concreta sobre a dimensão real da Biotecnologia. Com o passar do tempo, adquiri muitos conhecimentos não somente a respeito da minha linha de pesquisa, mas também das diferentes áreas que integram a Biotecnologia. Para qualquer aluno de pós-graduação, o amadurecimento ocorre pela convivência com colegas e professores, que realizam pesquisas diversas, pela participação em eventos científicos e, principalmente, pela busca de soluções e respostas para os problemas que ocorrem durante a realização da sua própria pesquisa. Acredito que essa área de atuação profissional oferece muitas oportunidades, tanto acadêmicas quanto técnico-científico-tecnológicas. O Programa, desde o meu ingresso, em 2003, melhorou muito em diversos aspectos, como grade curricular, estrutura, equipamentos de laboratório e viabilidade para a divulgação dos resultados obtidos nas pesquisas, especialmente, sob a forma de artigos científicos, patentes e processos.

Quais são as suas perspectivas futuras?
A busca pelo conhecimento deve ser constante e ilimitada. Portanto, pessoalmente, pretendo ser professora/pesquisadora na área de Biotecnologia. Como filha da UCS, desde 1995, gostaria de ver a Universidade melhorando continuamente, como já vem ocorrendo, e que os alunos busquem cada vez mais a pós-graduação como um instrumento de aprendizado, aperfeiçoamento e crescimento pessoal e profissional.