Adequação da UCS à gratuidade e revisão da política de descontos.

Como instituição de interesse público e caracterizada como filantrópica perante a legislação vigente, a FUCS aderiu, em 2004, ao Programa Universidade para Todos – ProUni, e avançou, em 2010, com a criação de seu próprio programa de concessão de bolsas de estudo a estudantes de baixa renda, conforme os requisitos estabelecidos pela nova lei (nº 12.101) que regula a gratuidade. Através desses dois programas, cerca de 6 mil estudantes de graduação têm a possibilidade de estudar na UCS, sendo que muitos deles estavam com a matrícula trancada e puderam, assim, retornar à Instituição e prosseguir com seus estudos rumo à formatura.

No atendimento ao que determina a Lei nº 12.101, colocando à disposição da sociedade recursos equivalentes a 20% de suas receitas anuais - efetivamente recebidas -, na forma de ensino gratuito para estudantes de baixa renda, a Universidade, além de otimizar o aproveitamento de sua estrutura de ensino, pesquisa e extensão, dá um importante passo na consolidação da sua missão institucional. Missão essa que aponta para o desenvolvimento sustentável da sociedade, para o qual a ampliação do acesso à educação de nível superior de qualidade é um requisito indispensável.

A revisão da política de descontos nas matrículas justifica-se na medida em que os estudantes com maiores dificuldades para custear seus estudos já estão sendo beneficiados pelos programas de bolsas (ProUni e Bolsas FUCS).

O reitor Isidoro Zorzi explica que os estudos em andamento visam a garantir a continuidade dos programas e projetos da Instituição, que, além da comunidade universitária, beneficiam, direta e indiretamente, uma comunidade de aproximadamente 1 milhão de pessoas. "Nossa Instituição tem 43 anos e o compromisso da atual gestão é trabalhar para que daqui a outros 43 anos a Universidade de Caxias do Sul continue sendo uma presença marcante e indispensável para o desenvolvimento, não somente da nosssa região, mas do país, oferecendo às novas gerações de estudantes bases sólidas para a entrada no mundo do conhecimento".