Estudantes do CETEC participam de olimpíadas nacionais em diferentes áreas do conhecimento.

Estimular no aluno o interesse pelo conhecimento, pela ciência, pela cultura e pela arte. Para alcançar esse objetivo, o CETEC, entre outras estratégias educacionais, incentiva seus alunos a participar de competições intelectuais, ou olimpíadas do conhecimento que se realizam em âmbito regional e nacional.

Neste semestre, estudantes da escola já participaram da 4ª Olimpíada do Algoritmo Hostnet, onde se classificaram em 5ºlugar, concorrendo com 48 escolas de 16 estados brasileiros. No momento, o CETEC participa da 12ª Olimpíada de Física, com a etapa final prevista para 30 de outubro, e da 2ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, com a prova final no dia 23 de outubro.

Unidos do Pindorama
Bruno Parisotto, João André Pedone e Raíssa Ferreira, juntamente com a professora de História Andréa Weber Brun, estão participando da 2ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, promovida pela UNICAMP.

Denominada "Unidos da Pindorama", a equipe reuniu-se pela primeira vez no dia 19 de agosto. De lá para cá, tem havido uma intensa troca de idéias e informações, aproveitando todo o tempo livre para pesquisar e propor respostas às tarefas. A Olimpíada começou com 16 mil equipes, com cinco fases virtuais, e uma final presencial, da qual participam apenas 4 mil equipes. Para chegar à final, os grupos produziram um jornal, destacando um problema sua da cidade e com outras matérias envolvendo a rotina e as dificuldades da Olimpíada. Quanto às outras fases, foram necessárias pesquisas, interpretação e análise de documentos e fotos para a resolução das questões e tarefas. No momento, as equipes analisam 10 jornais elaborados por outras equipes.

Os estudantes explicam que ao elaborar - e analisar - o jornal, perceberam a importância de utilizar uma linguagem de forma clara, precisa e coerente na produção de um jornal. Quanto à Olimpíada, afirmam ser uma "experiência enriquecedora", já que o modelo das questões é semelhante ao trabalho de um historiador, que lê e observa documentos, "tanto como o seu próprio olhar quanto com o olhar de quem os escreveu".