Estudantes de Ciências Biológicas cumprem roteiro científico e cultural na Alemanha.

Quinze estudantes do curso de Ciências Biológicas, com a coordenação do professor Dr. Alois Eduard Schäfer, participaram de uma viagem de estudos à Alemanha, entre 1º e 12 de setembro. A UCS foi selecionada entre 34 universidades de todo o Brasil que concorriam à viagem patrocinada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Científico (Deutscher Akademischer Austauschdienst- DAAD). A programação científica da viagem foi proposta pelo professor Schäfer.

Roteiro científico e cultural
A programação científica incluiu a Universidade de Trier, parceira da UCS no programa UNIBRAL que organizou um intercâmbio de alunos de graduação e de professores das Ciências Biológicas (UCS) e do curso de Biogeografia (Universidade de Trier). Durante a visita foram apresentadas as estruturas de ensino de graduação e pós-graduação em Biogeoanalítica e Ciências Ambientais. Além disto, foi explicado o programa de monitoramento ambiental de longa duração de coleção e conservação padronizada de amostras ambientais oriundas de diferentes ecossistemas terrestres e aquáticos e sistemas antrópicos da Alemanha. Uma visita aos monumentos romanos (restos da capital do império romano no século IV), da época medieval e do Barroco completou a estadia em Trier.

A próxima estação foi a Agência Nacional do Meio Ambiente em Dessau, perto de Berlin. Os estudantes conheceram as atividades de vários setores de proteção ambiental e o prédio novo e "mais ecológico do mundo" desta repartição pública federal. Na Universidade de Marburg, a professora responsável pelo ensino da Faculdade de Biologia apresentou a estrutura dos cursos de graduação e pós-graduação, orientados para estudantes estrangeiros. A visita ao Jardim Botânico da universidade foi um dos eventos mais impressionantes da viagem. Nas estufas do jardim, os alunos viram até a planta aquática característica da Amazônia, a vitória-regia. A visita à cidade medieval completou a estadia em Marburg.

A última visita científica foi ao entro Helmholtz de Munique. Nesta instituição os alunos conheceram laboratórios de microbiologia terrestre, laboratórios para testes com peixes zebra sobre efeitos patológicos de substâncias nocivas no desenvolvimento embrionário e o Instituto de Química Ecológica que estuda, principalmente, efeitos de Dioxina em sistemas biológicos. Alem disto, foram apresentados possibilidades de estágios até pós-doutorado e programas de pós-graduação em nível de doutorado.

O roteiro científico foi complementado com uma programação cultural com visitas em Alsfeld, uma cidade medieval bem conservada, em Berlin (capital da Alemanha), no castelo medieval Wartburg (onde Lutero traduziu o Novo Testamento para o Alemão e iniciou o movimento protestante), no Museu Germânico de Nürnberg história da cultura da Alemanha deste o Neolítico) e no castelo de Neuschwanstein na Baviera (último dos 4 castelos de Ludwig II construído no final do século XIX).

O programa cultural terminou com a visita do Parque Nacional dos Alpes em Berchtesgaden, no lado sudeste da Alemanha, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, além da história e da estratégia de manejo do parque, diferentes ecossistemas alpinos, principalmente o Lago Königsee e a Eiskapelle (capela de gelo), uma geleira permanente no parque.

"Para nossa satisfação, o desempenho dos estudantes durante a visita recebeu elogios do DAAD", orgulha-se o professor Schäfer.